Goiânia terá 73 pontos de faixas exclusivas para motociclistas
Semelhantes as de pedestres, as vias objetivam garantir maior segurança e fluidez para condutores de motos e outros veículos
Goiânia já começou a receber faixas exclusivas para motociclistas. Semelhantes as de pedestres, as vias objetivam garantir maior segurança e fluidez para condutores de motos e outros veículos. Na prática, trata-se de um espaço reservado para que os condutores de moto possam esperar pela abertura do semáforo à frente dos carros.
Ao todo, serão instaladas faixas 73 pontos de diferentes bairros. Segundo a Secretaria Municipal de Trânsito (SMT), os motociclistas terão um espaço, em separado, de aproximadamente 5 metros para aguardar o tempo do semáforo com mais segurança, sem ter que dividir o espaço com motoristas. “A ideia é que faça parte da rotina de trânsito da cidade”, explica a pasta.
Acerca dos custos, a SMT informa que não haverá nenhum. De acordo com a pasta, a prefeitura de Goiânia irá aproveitar a necessidade de sinalizar as vias que recebem um novo asfalto para fazer a sinalização do “motobox” em alguns pontos.
Questionados sobre a possibilidade do uso de bicicletas, a SMT é enfática: “Só motos.” Segundo a secretaria, a bicicleta não tem velocidade suficiente para circular na pista da esquerda das vias, por exemplo.
Punição?
Destaca-se, ainda, que ainda não há punição prevista para o veículo que invadir o motobox. “A ideia da SMT nesse primeiro momento é fazer um trabalho de orientação aos motoristas e motociclistas”, explica a pasta em resposta aos questionamentos do portal.
E ainda: “Mas é preciso estar atento. Há pontos, próximos do motobox em que a sinalização indica que é proibido parar e ou estacionar. Daí os condutores estarão sujeitos às penalidades previstas no CTB (Código de Trânsito Brasileiro).”