Goianos voltam a viajar e vendas de pacotes de fim de ano crescem 60% em 2022
Com a proximidade das férias e das festividades de fim de ano, as agências de…
Com a proximidade das férias e das festividades de fim de ano, as agências de viagens comemoram aumento de 60% nas vendas de pacotes de viagens no segundo trimestre de 2022, em relação ao mesmo período de 2021. São dados da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV). Em território brasileiro, as praias de Recife e Salvador são os destinos mais procurados. Já no âmbito internacional, a maioria das buscas são para países da Europa e para os Estados Unidos.
O Mais Goiás conversou com donos de agências de viagens de Goiânia e região metropolitana, que reforçaram a percepção desse aumento. Na agência de Brenno Alves, por exemplo, o crescimento se aproximou de 100%.
“A procura subiu muito, em praticamente 100%. Tinha procura no fim de outubro e novembro do no passado, porém o receio de viajar era maior. Esse ano, estão procurando mais e acabam fechando o pacote. Só no última final de semana, teve uma promoção de passagens aéreas que a gente ofereceu, foram mais de 10 passagens ida e volta vendidas em um único dia. As pessoas passaram muito tempo juntas dentro de casa, agora querem continuar juntas, mas em viagens, na praia, no mar e ir conhecendo lugares”, explica do proprietário da agência Viver Goiás.
Os grupos de procura variam entre as agências. Enquanto a maioria das vendas na agência do Brenno são para viagens em casal, a agência coordenada por Gustavo Henrique Mendanha percebeu um destaque para as viagens em família, seguida pelos pacotes vendidos para grupos de amigos.
Emprego
Esse aumento também contribui para a geração de empregos. Na pesquisa divulgada pela ABAV consta que 61,5% das agências esperam contratar novos colaboradores nos próximos seis meses. A Super Voos está entre as estatísticas, já que precisaram expandir a equipe para atender todos os clientes.
“Aqui na agência estamos expandindo nossa equipe para conseguir atender a demanda, estamos pegando o fôlego novamente. Tivemos um aumento de mais de 60% na procura de passagens aéreas nacionais e principalmente internacionais, comparado ao período da pandemia, e falando nesse período atual, viajar está entre os principais objetivos das pessoas após ficar tanto tempo em casa”, explica Gustavo, dono do local.
Preço alto das passagens aéreas
O crescimento foi maior que o esperado pelas agências devido ao aumento de 77% no preço das passagens áreas neste ano. Apesar do salto positivo em grande parte das agências, outras constataram a diminuição no fechamento dos pacotes. Alguns empresários do ramo apontam que o atual preço de passagens nacionais equivale ao valor de viagens internacionais antes da pandemia.
“Há bastante procura, porém, pouco fechamento. A queda de vendas caiu mais de 70% referente aos anos anteriores a pandemia. Por mais que as pessoas desejam muito viajar, o aumento exorbitante principalmente nas passagens, vem impossibilitando a compra. O que é explicado por vários fatores, como a pandemia, a guerra, a inflação e o aumento do petróleo”, ressalta Valéria Nogueira, da agência Viaje Bem Mais.
Em unanimidade, os donos das agências ressaltam que o bom planejamento é a garantia de uma viagem tranquila e bem sucedida. Brenno destaca que é importante se atentar aos prazos pra programar a viagem: “no mínimo 60 dias para viagem nacional e 90 dias para internacional”. Já Gustavo indica evitar a alta temperada, apesar de ser a melhor época “nesse período tudo sobe, passagem, hotel, passeios”.
Também ressaltam a importância de se observar a taxa de juros na hora de financiar uma passagem aérea, além de tentar ter uma flexibilidade, uma vez que datas fechadas limitam o campo de busca.
*Jeice Oliveira compõe programa de estágio do Mais Goiás sob supervisão de Alexandre Bittencourt e Hugo Oliveira