Goiás confirma 60 casos de varíola dos macacos
Ao todo, os doentes confirmados estão em oito municípios; Goiânia tem 46 casos
A Secretaria de Saúde de Goiás (SES-GO) informou que Goiás chegou a 60 pacientes com varíola dos macacos (monkeypox). Os três mais recentes foram confirmados na sexta-feira (12).
Ao todo, os doentes confirmados estão em oito municípios. Goiânia (46 casos e 138 suspeitos); Aparecida de Goiânia (7 casos e 21 suspeitos); e Valparaíso de Goiás (2 confirmados e 3 suspeitos). Municípios com um caso são: Águas Lindas de Goiás, Inhumas, Itaberaí e Luziânia e Valparaíso de Goiás e Cidade Ocidental.
Apenas Chapadão do Céu, Jaraguá, Mineiros e Rio Verde não notificaram casos suspeitos de varíola dos macacos. Segundo a pasta, há outros 246 casos suspeitos no Estado. Todos os pacientes são homens com 20 a 47 anos.
Modo de transmissão segundo a SES:
Através de contato próximo com pessoa infectada (lesões de pele ou mucosa de pessoas infectadas, secreções respiratórias, contatos íntimos (beijos, abraços e contato pele com pele) e/ou por materiais e objetos contaminados)
Medidas de prevenção:
- Através de contato próximo com pessoa infectada (lesões de pele ou mucosa de pessoas infectadas, secreções respiratórias, contatos íntimos (beijos, abraços e contato pele com pele) e/ou por materiais e objetos contaminados).
- Evitar contatos próximos com pessoas com suspeita ou confirmadas de Monkeypox; – Evitar contato íntimo (beijar, abraçar e contato pele com pele com pessoas com lesões/feridas) na pele;
- Usar máscara em ambientes (abertos/fechados) com aglomeração de pessoas;
- Não compartilhar objetos pessoais: toalhas, roupas de cama, copos, objetos sexuais e outros.
LEIA MAIS:
Anápolis (GO) tem seis casos suspeitos de varíola dos macacos