Goiás conquista 17 medalhas no Campeonato Brasileiro de Kungfu Wushu
A competição reuniu mais de 550 atletas de 20 estados. Atletas goianos representarão o Brasil no Sul-Americano da modalidade, em novembro
Além de servir como anfitrião, o estado de Goiás fez bonito no 32º Campeonato Brasileiro de Kungfu Wushu, realizado na última semana, no ginásio Goiânia Arena. Os representantes do estado conquistaram 17 medalhas, sendo duas de ouro, seis de prata e nove de bronze. A competição reuniu mais de 550 atletas de 6 a 79 anos que representaram 20 diferentes estados. O torneio teve disputas nas categorias infantil, infanto-juvenil, juvenil e adulto das modalidades de combate (Sanda, Tuishou e Shuaijiao) e formas (Taolu tradicional e esportivo).
Para a maior parte dos atletas de Goiás, esta foi a primeira oportunidade de disputar um evento nacional em casa. O caso de Maria Eduarda Alves foi ainda mais especial: em sua segunda competição oficial no Kungfu Wushu, conquistou uma medalha de prata na categoria juvenil da modalidade Taolu tradicional.
“Foi demais, uma experiência que abriu a minha cabeça. A gente se pergunta às vezes se há pessoas que gostam tanto desse esporte quanto eu. E aqui eu vi pessoas que amam ainda mais o Kungfu. Foi lindo, uma experiência incrível. Agora, quero viajar e competir onde puder”, disse a goianiense de 17 anos.
Atleta da categoria para adaptados do Taolu tradicional, Gustavo Gurgel também se emocionou no Brasileiro – e não apenas pelas duas medalhas conquistadas. A realização do evento em Goiânia era um antigo desejo de João Batista Soares, fundador da Federação de Kungfu do Estado de Goiás (Fkfego) e falecido em 2021.
“Esse Brasileiro aqui em Goiânia é a realização de um sonho do meu falecido Sifu, João Batista Soares, e da sua esposa, Madalena. Não tem preço o que vivi aqui esses dias, conquistando medalhas, conhecendo novas pessoas, toda essa vivência em casa. É uma alegria imensa representar Goiás, o estado pelo qual sou apaixonado”, afirmou Gustavo, que levou uma prata e um bronze em seu segundo Brasileiro.
Para Gustavo e Fabio Moreira, o Brasileiro foi ainda mais valioso, já que serviu de preparação para o Campeonato Sul-Americano de Kungfu, que será realizado no início de novembro, na Argentina. Convocados para a seleção brasileira, os dois serão os representantes de Goiás na competição.
Sucesso de organização
O evento foi avaliado como muito bem-sucedido pelo secretário-geral da Confederação Brasileira de Kungfu Wushu (CBKW), Marcus Vinícius Fernandes Alves. Além da estrutura nos padrões internacionais da modalidade, o Brasileiro contou com alto nível técnico.
“O evento foi um sucesso. Estamos bem satisfeitos por termos conseguido manter o nível de organização e de entrega do ano passado. Não deixamos nada a desejar. O retorno dos atletas e dos dirigentes é de que ficaram satisfeitos com o que encontraram”, avaliou Fernandes Alves.
O Brasileiro de Kungfu Wushu contou com o apoio do Governo do Estado de Goiás, por meio da Secretaria de Estado Esporte e Lazer (Seel), e também da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) de Goiânia.
Para o secretário de Esporte e Lazer de Goiás, Henderson de Paula Rodrigues, a realização de eventos como o Brasileiro de Kungfu Wushu é fundamental para a promoção do esporte e do desenvolvimento social no estado.
“Temos estruturas para receber eventos desse porte, mas isso não é o mais importante. O mais importante é o ser humano. O governo do estado de Goiás, na figura do governador Ronaldo Caiado, enxerga muito isso, tanto que desenvolvemos o projeto Construindo Campeões, com 8 mil atletas das artes marciais. Esperamos que o evento ajude a fomentar ainda mais o esporte no nosso estado”, afirmou.