Goiás cria plano de contingência para emergências no período chuvoso
O governo de Goiás criou um plano de contingência para minimizar possíveis problemas causados pelo…
O governo de Goiás criou um plano de contingência para minimizar possíveis problemas causados pelo período chuvoso, sobretudo, no Nordeste goiano. De acordo com a Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), trata-se da região que é comumente mais afetada neste período.
Intitulado Operação Nordeste Solidário, o plano inclui uma força-tarefa para atuar em reparos das vias, pontes, manutenção e sinalização. “A Goinfra dará todo suporte na recuperação das rodovias e a assistência que os municípios precisarem nesse momento tão dramático em que as chuvas virão de forma contundente”, anuncia o presidente da Goinfra, Pedro Sales.
De acordo com a pasta, os municípios classificados com alto grau de risco (com base em dados da Defesa Civil e do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás) terão maior atenção. Em dezembro, a previsão de 500 milímetros de chuvas em 70 municípios das regiões Norte, Nordeste e Centro.
Atualmente, a Agência já está em regime de plantão para monitorar as condições viárias e, se necessário, realizar serviços.
Vale lembrar, em 2021 mais de 20 cidades goianas decretaram situação de emergência. Na época, mais de mil famílias precisaram de distribuição de alimentos, medicamentos e água mineral pois foram atingidas por enchentes e ficaram isoladas, em razão da queda de pontes e erosões em diferentes rodovias estaduais.