MOBILIDADE

Projeto de modernização de pontos de ônibus em Goiás é finalista em concurso de mobilidade urbana

Entrega dos prêmios está marcada para o dia 13 de junho, em São Paulo

O estado de Goiás está entre os finalistas na segunda edição do Prêmio Parque da Mobilidade Urbana (PMU). A premiação reconhece tanto ações públicas quanto privadas que promovem uma mobilidade urbana sustentável, segura e inclusiva. A entrega dos prêmios está agendada para o dia 13 de junho, na Arca Space, em São Paulo.

A iniciativa de revitalização teve início este ano, contando com a colaboração das prefeituras de Goiânia, Senador Canedo, Aparecida de Goiânia, Trindade e Goianira, bem como da Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC) e da RedeMob. O projeto abrange a recuperação, reforma, identificação e sinalização de mais de 7 mil pontos de parada de ônibus em 18 municípios da Região Metropolitana.

“Vamos revitalizar os pontos de parada de ônibus, incluindo a instalação de novos abrigos e a manutenção periódica de todos os pontos de ônibus da Região Metropolitana de Goiânia. Além disso, iremos renovar a frota com veículos elétricos. Tudo isso será feito sem nenhum acréscimo à tarifa da passagem paga pelos usuários do transporte coletivo”, explica Miguel Ângelo Pricinote, subsecretário de políticas para cidades e transporte do Governo de Goiás.  

Além do projeto de revitalização, a CMTC também está entre os finalistas do Prêmio PMU com a iniciativa do Cartão Família. O benefício possibilita que famílias utilizem o transporte coletivo nos finais de semana e feriados ao longo do ano, pagando apenas uma passagem por viagem. O cartão é válido para um responsável e até cinco integrantes de sua família.

O PMU, Parque de Mobilidade Urbana, é o principal evento do setor na América Latina. Com exposições de produtos, serviços e tecnologia, além de atividades que promovem experiência e reflexão, o evento visa fomentar a mobilidade urbana sustentável e inclusiva. Nesta segunda edição da premiação, há 30 finalistas distribuídos em seis categorias, e o projeto do Governo de Goiás está competindo na categoria ‘iniciativas públicas que inovam e transformam’.