NOVO DOCUMENTO

Novo RG começa a ser emitido na próxima terça (26)

A emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), chamado de “novo RG”, está prevista…

A emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), chamado de “novo RG”, está prevista para começar na próxima terça-feira (26). O primeiro estado a aderir o novo documento será o Rio Grande do Sul, seguido por Acre, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais e Paraná. Não há previsão para o início da emissão nos demais estados brasileiros. O prazo para que os institutos de identificação estejam prontos para emitir a CIN é até 3 março de 2023.

Anunciado pelo governo federal em fevereiro, o novo RG deve unificar o número do documento de identificação pessoal em todas as unidades federativas por meio do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e será o único documento válido para todo o Brasil. O documento ficara disponível para consulta pela internet a partir do recebimento.

A CIN terá uma numeração maior e única. Além disso, poderá ser checada por meio de QR Code, mesmo que o aparelho esteja offline.

Atualmente, em casos de perdas ou de solicitação em outros estados, o número de identificação é diferente entre uma via e outra, assim é possível ter até 27 números de RG distintos. O novo documento terá um código usado em passaportes que emite o mesmo número em casos de solicitação de novas vias.

A responsabilidade da emissão será das Secretárias de Segurança Pública de cada estado e do DF, caberá e elas estabelecer um esquema de entrega. O documento deverá ser fornecido gratuitamente para a população.

O RG atual ainda será valido pelos próximos 10 anos para a população de até 60 anos e por tempo indeterminado para pessoas acima dos 60 anos.

LEIA MAIS

Goiás deve ser o primeiro estado brasileiro a emitir o RG único

Nova CNH começa a valer nesta quarta (1º) em todo o país; veja o que muda

Crianças de 3 a 5 anos já podem ser vacinadas contra a Covid-19 em Anápolis

*Jeice Oliveira compõe programa de estágio do Mais Goiás sob supervisão de Hugo Oliveira