Os programas pactuados no Goiás Mais Competitivo terão recursos garantidos na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2017, a ser enviada a Assembleia Legislativa, e ganharão um selo de prioridade e de visibilidade. O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira (02/08) pelo governador Marconi Perillo, durante reunião de Governança do Programa Goiás Mais Competitivo. O encontro foi realizado na Sala de Situações do Palácio Pedro Ludovico Teixeira e reuniu todos os secretários de Estado e presidentes das empresas, agências e autarquias.
“Queremos todas as prioridades correspondentes ao Goiás Mais Competitivo na LOA. Tudo o que for estabelecido para o Programa deve estar compactuado com o orçamento. A prioridade é alinhar este programa de governo ao nosso planejamento”, destacou o governador Perillo.
Durante a reunião, o governador ainda pediu ao secretariado maior agilidade na execução das metas de cada pasta, mas afirmou que o desempenho de grande parte das secretarias até o momento como positivo. “Felizmente, o Goiás Mais Competitivo tem avançado nestes 10 meses. Algumas secretarias estão entregando com muita diligência e agilidade os resultados esperados. Algumas, inclusive, com nível muito elevado de satisfação”, afirmou Marconi.
Agenda estratégica
O Goiás Mais Competitivo foi lançado em novembro de 2015 com o objetivo de criar uma agenda de atuação governamental para inserir o Estado entre os mais competitivos do Brasil. Para isso, a execução dos projetos e metas em todas as suas áreas finalísticas e a situação dos principais indicadores são acompanhadas por meio de uma central, com painéis interativos e dados em tempo real. O objetivo do Governo de Goiás é atingir os cenários esperados até o fim de 2018.
As metas foram definidas após um diagnóstico situacional realizado pela consultoria Macroplan, acompanhada pela Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan). Foram analisados indicadores do Estado, sendo 77 aprofundados, principalmente das áreas de Saúde, Educação e Segurança Pública. Deste estudo, saíram 15 programas prioritários. Agora, a maioria das ações está em fase de execução pelas secretarias, autarquias e empresas que integram o Goiás Mais Competitivo. O governador vem realizando reuniões periódicas de avaliação do desempenho de cada secretaria.