Goiás poderá ter 24 novas Upas 24 horas
Com as novas regras do governo federal, expectativa é que todas as unidades que estão prontas ou em fase de finalização comecem a atender em curto espaço de tempo
Com as novas medidas que flexibilizam as formas de custeio das Unidades de Pronto Atendimento, as Upas 24 horas, em todo o Brasil anunciadas pelo Ministério da Saúde, o Estado de Goiás poderá ter 24 novas Upas 24 horas. As novas regras vão possibilitar colocar em funcionamento unidades prontas e que ainda não atendem a população.
Os gestores poderão definir e escolher a capacidade de atendimento das unidades a partir de oito opções de funcionamento e capacidade operacional. Atualmente, estão em funcionamento no País 520 unidades, mas outras 165 estão concluídas e sem funcionar, e 275, em fase de obras. Em Goiás, 12 Upas estão concluídas e sem funcionar e 12 estão em fase de obras. Hoje, o Estado conta com 18 Upas em funcionamento. A expectativa é que, com as novas regras, todas as unidades que estão prontas ou em fase de finalização comecem a atender em curto espaço de tempo, ampliando para 42 o número de unidades no Estado.
“A flexibilização foi a melhor solução encontrada, em conjunto com os estados e municípios, para que as Upas comecem a funcionar. Nos próximos meses, teremos unidades novas atendendo a na urgência e emergência. São unidades que ainda não estavam funcionando porque o gestor local não tinha capacidade e agora vai contar com nosso apoio”, destacou o ministro da Saúde, Ricardo Barros.
Outra mudança é que o custeio repassado mensalmente pelo Ministério será vinculado à quantidade de profissionais em atendimento e não mais por tipologia de porte. Segundo as regras, o avanço dos projetos deve ser monitorado para que as unidades comecem efetivamente a funcionar em até 90 dias após a conclusão das obras.
Entre as novidades, também está o compartilhamento e uso de equipamentos de apoio e diagnóstico da rede de saúde local, promovendo a integração das unidades. As Upas 24 horas existentes no País têm a capacidade de realizar cerca de 130 mil atendimentos diários ou 4 milhões mensais a 104 milhões de brasileiros, o que representa atendimento a 50% da população.