Ação Cidadã

Goiás vence Prêmio Direitos Humanos

Premiação é a mais alta condecoração do governo brasileiro a pessoas e entidades que se destacaram na defesa, promoção e combate às violações dos Direitos Humanos do País

Goiás é o campeão da 22ª edição do Prêmio Direitos Humanos com o programa Ação Cidadã. A premiação é a mais alta condecoração do governo brasileiro a pessoas e entidades que se destacaram na defesa, promoção, enfrentamento e combate às violações dos Direitos Humanos do País.

Ação Cidadã  foi criado em maio de 2015 e reúne serviços sociais gratuitos para a população economicamente vulnerável e atende de forma itinerante com o fornecimento de documentação civil básica gratuita e orientação jurídica à população em situação de vulnerabilidade e riscos sociais.

Em dois anos de programa, foram realizados mais de 417 mil atendimentos em todo Estado. Nos rincões de Goiás, em localidades de difícil acesso, equipes de servidores levaram cidadania e dignidade a comunidades de assentados, ciganos, índios, quilombolas, kalungas e também população abaixo da linha de pobreza.

“Estamos honrados e muito felizes por ter o nosso trabalho reconhecido nacionalmente. O programaAção Cidadã valoriza o ser humano, promove a cidadania e dá dignidade a quem mais necessita. Quero agradecer a toda equipe de servidores da Secretaria Cidadã que não mede esforços, deixando inclusive suas famílias para percorrer o Estado de Goiás”, declara a secretária da Mulher, do Desenvolvimento Social, da Igualdade Racial, dos Direitos Humanos e do Trabalho, Lêda Borges.

O programa da Secretaria Cidadã saiu vencedor na categoria Acesso à Documentação Civil Básica.  A divulgação de ações relevantes praticadas em  prol dos direitos fundamentais inerentes a todos os seres humanos por meio de um prêmio com envergadura nacional é de suma importância, tanto para o reconhecimento daqueles que atuam com consciência humanitária, como para a ampliação da sensibilidade da sociedade brasileira sobre a necessidade do respeito aos Direitos Humanos. O prêmio será entregue no dia 14 de dezembro, em Brasília.