Golpe da Netflix: falso e-mail pede atualização de dados para evitar cancelamento
Golpistas têm enviado e-mails para clientes da Netflix comunicando um falso problema relacionado à forma de…
Golpistas têm enviado e-mails para clientes da Netflix comunicando um falso problema relacionado à forma de pagamento do serviço de streaming.
Na mensagem, os estelionatários pedem que os consumidores façam atualização dos dados do cartão de crédito por meio de um link, informando até o código de acesso.
A empresa de segurança digital PSafe identificou o golpe e, até o momento, contabilizou mais de seis mil vítimas.
Segundo Emilio Simoni, diretor da PSafe, trata-se de um golpe de roubo de dados pessoais que utiliza indevidamente o nome da Netflix. Os golpistas solicitam a atualização dos dados cadastrais das vítimas, em um site que simula o site oficial da companhia de streaming de vídeos.
As abordagens têm sido feitas inclusive através de e-mails a clientes de fora do país – explica.
– Aqueles que fornecem suas informações pessoais e dados de cartão de crédito, estão transmitindo aos golpistas seus dados sensíveis, ficando vulneráveis a fraudes bancárias.
A Netflix ainda não se pronunciou sobre esse golpe.
Veja como se proteger de golpes digitais
- Utilize soluções de segurança no celular que disponibilizem proteção contra ameaças digitais. O dfndr security, por exemplo, envia alertas de segurança em tempo real para seus usuários sempre que recebem um link malicioso ou uma fake news, no WhatsApp, Facebook Messenger, através de SMS ou no navegador.
- Busque sempre sites oficiais das empresas para checar informações recebidas através da Internet. Desconfie de promoções, notícias sensacionalistas e descontos.
- Tenha cuidado ao clicar em links compartilhados através de WhatsApp, nas redes sociais e de contatos desconhecidos de e-mail. Evite fornecer qualquer informação pessoal a sites dos quais não conhece a procedência.
- Na dúvida, é possível verificar se um link é falso no site do dfndr lab. A checagem de links avisa em poucos segundos se um site pode oferecer alguma característica maliciosa.
*Dicas fornecidas por especialistas em segurança digital da Psafe.