Começou na quarta-feira (17) o grande evento da Google, a Google I/O 2016. Grandes lançamentos eram esperados, mas nada parecido com isso! Tome fôlego, porque só no primeiro dia a empresa já revelou várias novidades e muitos grandes anúncios, alguns ainda um pouco distantes, outros já bem próximos e tangíveis. Primeiramente, o Android N. O Google quer que você, eu e todo mundo o ajude a nomear a nova versão do sistema operacional. Para tanto, foi criado um site cujo único propósito é você dar a sua sugestão e enviar. Claro que as possibilidades de trollagem são infinitas, fica a gosto do freguês.
Eles também fizeram uma demonstração prévia desta nova versão do N que ainda está muito longe de ficar pronta, mas que, segundo o Engadget e o TechRadar, se provou mais veloz e estável que as demonstrações anteriores, o que é um bom sinal. Segundo a empresa, esta versão pode acabar indo a beta. Uma novidade muito interessante do N é que você não terá que parar tudo o que está fazendo para atualizar o Android. Segundo a Google, o novo SO baixa a atualização no background e a instala automaticamente, sem pop-ups, sem avisos, sem ter que parar ou reiniciar o celular, tudo automático.
O N também terá uma criptografia mais elaborada e um novo sistema para downloads de outras atualizações. Uma novidade muito interessante é que, para evitar que você tenha que baixar aplicativos que só vai usar uma vez, o sistema lhe oferecerá a oportunidade de usar alguns aplicativos sem fazer o download. Chamado de Instant App, ele funciona como um streaming da Google Play. Assim, você abre e acessa o aplicativo sem fazer um download grande (algo como uma página web) e pode usufruir do aplicativo. Se gostar dele, é só ir na loja e baixá-lo.
Lembra como todo mundo fala que o Android comeu bola ao não desenvolver um assistente como a Siri e que, diabos, até a Microsoft fez a sua Cortana? O Google finalmente correu atrás prejuízo, mas não com tanta elegância. Ao invés do ‘Ok, Google’ presente em seus programas até agora, a empresa anunciou o seu primeiro assistente virtual completo com o nome mais sem graça de todos: Google Assistant. Segundo a empresa, o maior diferencial é que o Assistant (grrr) será mais comunicativo. Ou seja, deixando o robozinho Ok, Google para trás para conversar mais e mais naturalmente do que a Siri e a Cortana (custava dar um nome decente e de verdade pra ele, então?). Na demonstração, o aplicativo reagia a dicas e comandos menos formatados. Segundo o TechRadar, ao procurar por filmes, o apresentador disse: “Esse filme é bom?” como forma de ver resenhas e notas e “Eu quero levar as crianças” para ter acesso à lista de filmes censura livre nos cinemas. Bem mais natural do que “Ok, Google, filmes censura livre, rede Tal”.
Para além do Assistant, a Google também vai competir com o Amazon Echo, lançando o segundo assistente virtual para casas e apartamentos, o de nome igualmente sem graça Google Home. Se trata de uma caixinha cinza-esbranquiçada com wi-fi e auto-falantes. Com a busca Google embutido, você não só pode perguntar tudo para a coisa, como também usá-lo como agenda e outras utilidades da Siri e assim por diante, como checar reservas em restaurantes e de passagens e mandar mensagens para amigos. A ideia é, assim como apresentada pelo Marck Zuckerberg, de estender e ampliar as funções dele para a casa toda. Mas uma coisa de cada vez.
E agora, com o Assistant e emojis embutidos, vem a opção Google para competir com o WhatsApp e o Telegram: o Allo. O novo aplicativo de chat não vai substituir o sumariamente ignorado Google+ e aposta em sua integração com a rede Google para melhorar a conversa. No meio de uma discussão de grupo ou ao brigar sobre política com sua família, você não precisa mais abrir o Google e salvar links para perder o seu tempo provando pontos: o próprio aplicativo pode procurar e postar pra você. Ele também será mais privado: ao apagar uma conversa, ela fica apagada para sempre e possui criptografia de ponta-a-ponta, além de um modo anônimo chamado Incognito.
O Allo tem um parceiro virtual, o um app de vídeo pra quem acha o Skype muito complicado: o Duo. Ele é um aplicativo de video-conferência um para um simples, com a diferença de que você pode conversar com duas pessoas ao mesmo tempo. Parece bobeira, mas a ideia por trás do aplicativo é, exatamente, simplicidade e facilidade. Também tivemos novidades nos relógios inteligentes. Foi revelado o Android Wear 2.0 com melhor reconhecimento de escrita, melhores recursos fitness e a habilidade de mostrar a informação de qualquer aplicativo em qualquer smart watch equipado com ele.
E teve muito mais coisa menor, como atualizações e modifcações no Android Auto, um maior investimento no Android Pay, aplicativod Android que irão rodar no Chrome OS e um maior investimento no Android TV e no Google Cast. Fora isso, a Google lançou um controle para realidade virtaul, o Google Daydream e criou uma divisão dedicada exclusivamente a desenvolver programas, jogos e muito mais para realidade virtual. O Daydream não é diferente dos outros óculos de VR que você viu por aí. Rodando o Android N, a força do Google com ele está em suas parcerias: LG, Samsung, Ubisoft e EA Games. Podemos dizer que veremos grandes coisas vindo do departamento de VR do Google muito em breve.
Ufa! E foi isso apenas na quarta-feira. Enfim, a Google está investindo pesado em inovação em todas as áreas tecnológicas imagináveis e isso foi só o primeiro dia! Algo me diz que a Apple vai ter que correr bastante atrás do prejuízo.