Será que depois do Google Hangouts não decolar a empresa finalmente vai conseguir competir com o WhatsApp – e também com Telegram, Messenger e iMessage – através de seu novo aplicativo? A empresa lançou o Allo, mensageiro-instantâneo exclusivo para celulares que aposta no bot Google Assistant como diferencial.
As outras coisas ainda estão lá: stickers, emojis, etc; mas o app traz algumas novidades, como cor e tamanho da fonte, por exemplo. A utilidade do assistente virtual é que ele pode procurar e trazer nativamente informação externa sem que você fique trocando de aplicativos.
Por exemplo, pode perguntar ao GA se há alguma pizzaz nas redondezas e ele irá apresentar os endereços. Em um grupo, você e os outros participantes discordaram de alguma informação? Podem pedir sobre ela ao assistente, que então trará todas as notícias relacionadas.
Há outro detalhe que pode ou não irritar usuários: o aplicativo guarda mensagens indefinidamente sozinho. Você não precisa programar o backup. Porém, se não quiser salvar suas conversas, terá que deletá-las manualmente depois, já que o programa está automaticamente ligado ao seu login Google.