Internet

Google será uma das primeiras empresas a entrar em Cuba

O presidente dos EUA acaba de dar início à sua visita histórica à Cuba com…

O presidente dos EUA acaba de dar início à sua visita histórica à Cuba com a perspectiva não apenas de estreitar os laços com a ilha de Fidel, mas de levar empresas estadunidenses para o país caribenho. Segundo a ABC, uma das primeiras empresas gringas a aportar em Havana será o Google. A rede de notícias conseguiu uma entrevista exclusiva com o presidente e ele declarou: “Uma das coisas que vamos anunciar aqui é que o Google fez um acordo para começar a instalar pontos de wifi e banda larga na ilha”.

Em termos de conteúdo, isso não significa nada, já que deverá continuar sendo censurado pelo governo, mas em termos de acesso, isso fará muito bem para o governo e para o povo. Atualmente, quem cuida do acesso à internet no país é a estatal ISP que além de possuir problemas de infraestrutura e tecnologia, também cobra caro pelos serviços. Havana já possui alguns pontos públicos wifi, por exemplo, mas o acesso custa US$ 4,50 a hora, muito caro para a grande maioria dos cubanos.

Com a entrada do Google, o acesso à internet deverá ser facilitado, acelerado e, mais importante, ficar mais barato e acessível à população geral da ilha. Vamos ver que outras novidades a visita de Obama trará.