SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

Governador da Califórnia reforça segurança após saques em meio a incêndios

As autoridades locais têm alertado sobre saqueadores e golpistas “que têm como alvo vítimas vulneráveis”

Incêndios atingem Los Angeles, na Califórnia, há vários dias. Foto: reprodução
Incêndios atingem Los Angeles, na Califórnia, há vários dias. Foto: reprodução

O governador da Califórnia, Gavin Newsom, reforçou a segurança no estado após ocorrências de saques e golpes em meio a incêndios que atingem principalmente a cidade de Los Angeles. A Guarda Nacional da Califórnia irá auxiliar na segurança local. Até o momento, 20 pessoas foram presas.

“Para aqueles que buscam tirar vantagem das comunidades, deixe-me ser claro: saques não serão tolerados”, disse o governador da Califórnia ao anunciar que centenas de membros da Guarda Nacional serão enviados para reforçar a segurança.

A mobilização elevará o número de efetivos para oito mil, incluindo bombeiros. Newsom agradeceu aos socorristas e equipes de emergência pelo trabalho árduo, descrevendo a mobilização como parte da iniciativa do estado de “colocar tudo à nossa disposição” para proteger as comunidades.

O xerife do Condado de Los Angeles, Robert Luna, disse que o condado estava elaborando uma papelada para impor um toque de recolher nas áreas afetadas. “Assim que terminarmos tudo, poderemos promulgá-lo amanhã à noite”, disse o xerife durante uma coletiva.

Número de mortos nos incêndios de Los Angeles, na Califórnia, sobe para dez

Dez pessoas morreram até o momento devido à propagação das chamas na Califórnia, de acordo com o Médico Legista do Condado. As mortes estavam concentradas no incêndio Eaton, mas duas pessoas morreram no incêndio em Pacific Palisades.

O incêndio em Palisades queimou mais de 8 mil hectares e destruiu 5.316 estruturas, segundo a chefe do Departamento de Bombeiros de Los Angeles, Kristin Crowley. Mais de 180 mil pessoas estão sob ordem de retirada. Palisades é considerado o incêndio mais destrutivo na história do condado de Los Angeles. O fogo na região queimou mais de 68 mil quilômetros e está 0% contido.

A avaliação de danos está ainda em andamento, mas os relatórios preliminares indicam que o prejuízo está “na casa dos milhões”, com as diversas estruturas danificadas e destruídas. As fortes rajadas de vento que atingiram a região diminuíram um pouco, no entanto, os meteorologistas alertam que o estado continua em alerta vermelho até está sexta-feira (10/01).

*Com informações do portal CNN