Governador do RS, Eduardo Leite segue para local de queda de avião: ‘Sem sobreviventes’
"Infelizmente, as informações iniciais dão conta de que os ocupantes da aeronave não sobreviveram"
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), está a caminho de Gramado (RS), onde um avião de pequeno porte caiu no centro da cidade, na manhã deste domingo (22). A aeronave teria atingido uma pousada, por volta das 9h30.
Leite fez comunicado pelo X: “Estou acompanhando junto às forças de segurança do Estado o triste episódio de queda de uma aeronave em Gramado. Estamos com todo o efetivo do município e de Canela mobilizado para atender a ocorrência. Também estou me deslocando para acompanhar a operação no local.”
Ainda segundo ele, “no momento, a prioridade é garantir o isolamento da área e atender as vítimas que sofreram ferimentos. Infelizmente, as informações iniciais dão conta de que os ocupantes da aeronave não sobreviveram”.
Equipes de resgate estão no local atendendo à ocorrência. Até o momento, não há informações confirmadas sobre o número de vítimas ou a causa do acidente.
Testemunhas relataram que a aeronave perdeu altitude rapidamente antes de atingir a loja, que estava fechada no momento do impacto. A área foi isolada. Informações preliminares indicam que o avião seguia no sentido Canela-Gramado antes do acidente e teria como destino Jundiaí, no interior de São Paulo. Segundo relatos, havia chuva e nevoeiro no momento da queda.
O vice-governador Gabriel Souza confirmou o acidente por volta das 10h30 deste domingo na rede social X: “Grave acidente com queda de avião no meio urbano de Gramado. Bombeiros já trabalham na área, estamos acompanhando a situação com todas as forças de segurança do governo.”
Conforme os bombeiros, o número de vítimas seria 7 a 10 pessoas. As causas ainda serão apuradas.
O Mais Goiás procurou a secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, que enviou a seguinte nota:
“A Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul confirma a queda de um avião de pequeno porte em Gramado na manhã deste domingo (22/12). O Corpo de Bombeiros Militar controlou o incêndio decorrente da queda da aeronave, que havia decolado de Canela. O avião colidiu na chaminé de um prédio, depois no segundo andar de uma residência e, então, caiu sobre uma loja de móveis. Destroços ainda alcançaram uma pousada.
No atendimento inicial da ocorrência, pelo menos 15 pessoas foram encaminhadas para o hospital da cidade, a maioria em razão de ter inalado fumaça do incêndio provocado pela queda. O local está isolado pela Brigada Militar. As forças de segurança permanecem no local fazendo o trabalho de rescaldo e resgate. A Polícia Civil investiga o caso.”