Saúde

Governador inaugura ampliação e reforma do Hospital Materno Infantil

Foram entregues o novo Pronto Socorro de Pediatria (PSP) e a nova UTI Pediátrica

O governador Marconi Perillo inaugurou na manhã desta terça-feira a ampliação e a reforma do Hospital Materno Infantil (HMI). Com investimento de mais de R$ 3 milhões, foram entregues hoje as novas instalações do novo Pronto Socorro de Pediatria (PSP) e da nova UTI Pediátrica. Os recursos foram investidos em reforma geral e aquisição de mobiliário hospitalar.

“Nós estamos avançando a cada dia na melhoria da qualidade dos serviços de saúde que sãos prestados aos usuários. A Secretaria Estadual de Saúde realiza uma das melhores atuações no Brasil em termos de atendimento hospitalar estadual e na qualidade e humanização dos serviços. Desde que contratamos as Organizações Sociais (OSs), a melhoria do nosso atendimento é reconhecida por todos”, disse o governador em entrevista.

Os atendimentos de média e alta complexidade em Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia prestados pelo HMI contarão com uma estrutura física otimizada e moderna no PSP (leitos de observação, conforto médico, sala de reanimação, apoio administrativo e consultórios) e com uma ambiência humanizada a partir da adequação do espaço para acompanhantes e pacientes na UTI Pediátrica. Nessas áreas houve pintura geral, instalação de aparelhos de ar condicionado, troca da rede elétrica e hidráulica, do piso, de portas e janelas, entre outros serviços.

Essa é a segunda etapa de reforma e ampliação do HMI. Na etapa anterior, as melhorias englobaram a recepção social, que foi climatizada e recebeu espaço de brinquedoteca, cartório de registro civil, ouvidoria, acessos de Pediatria e Ginecologia, banheiros adaptados aos portadores de necessidades especiais, fraldário e guarda-volumes. A atual reforma é a terceira pela qual o HMI passa em cerca 35 anos de fundação. A primeira intervenção ocorreu em 1984 e a seguinte em 1998.

Diretora do HMI, Rita Leal agradeceu o governador “por sempre se preocupar com a unidade”. “Sou eternamente grata, governador. Meu coração está em festa.” Para Rita Leal, as mudanças infraestruturais representam mais conforto aos pacientes, familiares e profissionais.

O superintendente geral do IGH (Instituto de Gestão e Humanização), OS responsável pelo HMI, Paulo Bittencourt, ressaltou que o hospital passa por um momento importante ao promover a renovação da ambiência e a adequação das áreas de acordo com a legislação vigente para favorecer as condições de trabalho e assistência resolutiva. “Focamos a humanização e segurança. Nosso foco é melhorar a qualidade de vida de quem precisa do Hospital Materno Infantil”, afirmou.

Reconhecimento

O governador destacou a declaração do ministro da Saúde, Marcelo Castro, ao jornal O Globo, elogiando a gestão pública na área de saúde em Goiás:  “Ele diz que nosso modelo de combate ao Aedes Aegypti, ao Zika, à dengue, é um exemplo que deve ser levado a outros estados. Principalmente a nossa plataforma online, já que o nosso secretário e equipe recebem a cada 30 segundos informações sobre residências visitadas”.

Conclamou a população a contribuir com o combate à proliferação do mosquito: “Quero aproveitar essa oportunidade para agradecer a todos que estão empenhados em combater o mosquito. Temos que nos unir nessa luta. É muito sério. O ministro fez esse reconhecimento público porque fomos, em mais de uma oportunidade, até ele para mostrar nossa plataforma com as informações atualizadas de nossa sala de situação. Temos os mapas das casas visitadas no interior, tudo”.