TRAGÉDIA

Governador Tarcísio anuncia gabinete de crise para coordenar ações após queda de avião em Vinhedo

"Vamos montar um gabinete de crise com governo estadual, governo federal, a Força Aérea, que tem a responsabilidade de investigar agora o acidente. Vamos procurar ter mais informações"

Um avião da Passaredo caiu em Vinhedo (SP), na tarde desta sexta-feira (9), levando o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), a anunciar a criação imediata de um gabinete de crise. A aeronave, um turboélice ATR-72, transportava 58 passageiros e quatro tripulantes em um voo de Cascavel (PR) para Guarulhos (SP), quando o acidente ocorreu, causando comoção e mobilizando autoridades em todo o País.

Tarcísio, que estava participando de um evento de governadores no Espírito Santo, rapidamente decidiu interromper sua agenda para se deslocar até o local do acidente. Em uma declaração, ele explicou: “Vamos montar um gabinete de crise com governo estadual, governo federal, a Força Aérea, que tem a responsabilidade de investigar agora o acidente. Vamos procurar ter mais informações.”

O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), também se comprometeu a acompanhar Tarcísio de Freitas na visita a Vinhedo, reforçando o apoio interestadual na gestão da crise.

Durante um evento em Itajaí (SC), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva interrompeu seu discurso para informar sobre a tragédia e pediu um minuto de silêncio em respeito às vítimas. “Infelizmente, tenho que ser portador de uma notícia muito ruim. Gostaria que todos ficassem de pé porque acabou de cair em Vinhedo, com 58 passageiros,” disse o presidente.

Queda

Segundo a Polícia Militar informou à EPTV, a queda ocorreu no bairro Capela. A corporação foi acionada às 13h28 na rua João Edueta. Corpo de Bombeiros e Polícia Civil também foram acionados e estão no local.

Os bombeiros, inclusive, publicaram no X (antigo Twitter): “13h25 Rua Edueta, 2500 – Vinhedo. Queda de aeronave, 07 equipes empenhadas, até o momento apenas essas informações.”

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) informou que uma equipe do 4º Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV), baseada em São Paulo, está a caminho do local do acidente para dar início às investigações preliminares.

O CENIPA, órgão responsável por investigar acidentes aeronáuticos no Brasil, tem como função principal determinar as causas desses eventos e propor medidas de prevenção para evitar futuras ocorrências.