Governo declara emergência em 14 municípios atingidos pela chuva em Pernambuco
Medida garante às cidades acesso a recursos federais de forma facilitada
O Ministério do Desenvolvimento Regional declarou, nesta segunda-feira (30), a situação de emergência em 14 municípios atingidos pelas chuvas em Pernambuco. A Defesa Civil informou que 91 pessoas tiveram morte confirmada em decorrência das enchentes e deslizamentos que assolam o estado. Há ainda 26 desaparecidos, desde o último dia 25, data em que as chuvas começaram a ficar mais intensas. Mais de 5 mil pessoas estão desabrigadas.
A portaria inclui 14 municípios. São eles: Cabo de Santo Agostinho; Camaragibe; Goiana; Jaboatão dos Guararapes; Moreno; Macaparana; Nazaré da Mata; Olinda; Paudalho; Paulista; Recife; São José da Coroa Grande; São Vicente Férrer e Timbaúba.
Esses municípios podem ter acesso a recursos federais de forma facilitada, fazer compras emergenciais sem licitação e ultrapassar os gastos fiscais previstos para custear ações de combate à crise provocada pelas chuvas.
O presidente Jair Bolsonaro (PL) sobrevoou as regiões afetadas pelo alto volume de chuvas no Recife, ao lado de pelo menos oito ministros. A comitiva presidencial partiu da Base Aérea de Brasília por volta das 6h desta segunda e pousou na região por volta das 8h.
O titular do Palácio do Planalto passou cerca de 2h30 em Pernambuco. Depois de pouco mais de 25 minutos de voo, o chefe do Executivo retornou e concedeu entrevista coletiva ao lado dos ministros.
De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), as chuvas devem continuar até sexta-feira (3), na região metropolitana do Recife e na Zona da Mata, mas em menor volume e com intensidade moderada.