EM TODO BRASIL

Governo federal cria canal no Whatsapp para denúncias de violência a mulher

Plataforma também pode ser usada para denunciar violações de direitos humanos

A Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos criou um WhatsApp para fazer denúncias de violência contra a mulher e de violações de direitos humanos no dia 20 de outubro. A plataforma é uma extensão da Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, o Ligue 180 e o Disque 100 e, as denúncias podem ser feitas em todo Brasil.

Conforme Sandy Coelho, diretora de Execução Política para as Mulheres da Secretaria Municipal da Mulher, as denúncias podem gerar dados que ajudarão a fazer políticas de enfrentamento à violência contra a mulher e violação de direitos humanos.

Para receber atendimento, o cidadão deve enviar uma mensagem para o número (61) 99656-5008, que receberá uma resposta automática e após isso, será atendido por uma pessoa da equipe da central. Qualquer pessoa pode acionar o serviço, que funciona 24 horas, incluindo sábados, domingos e feriados.

Após o recebimento da denúncia, a central irá analisá-la e a encaminhará para os órgãos de proteção, defesa e responsabilização em direitos humanos. Já em caso de violência contra mulher a denuncia será encaminhada para a delegacia da mulher, que providenciará as medidas cabíveis ao caso.

O novo canal poderá contribuir para a proteção dos mais vulneráveis auxiliando no recebimento de denúncias com imagens e vídeos, o que pode antecipar medidas protetivas e restritivas.

Para Marisleide Santos, titular da Delegacia Especializada no Atendimento a Mulher (Deam) de Anápolis, a plataforma deve ser usada com muita cautela, já que da mesma forma que o serviço pode ter uma grande contribuição, ele também poderá ser usado de má fé contra terceiros.

*Laylla Alves é integrante do programa de estágio do convênio entre Ciee e Mais Goiás, sob orientação de Hugo Oliveira