Governo renova portaria que obriga a distribuição de água em grandes eventos
Decisão visa garantir a saúde e proteção do público em meio às altas temperaturas
Na véspera do Rock in Rio 2024, o Ministério da Justiça e Segurança Pública renovou a portaria que obriga a distribuição gratuita de água em shows e espetáculos no Brasil. A decisão, publicada nesta terça-feira (27), visa garantir a saúde e proteção do público em meio às altas temperaturas que acometem o país, especialmente durante grandes eventos.
A portaria, que terá validade de 120 dias, impõe várias medidas às empresas organizadoras de eventos, incluindo a permissão para que o público entre com garrafas de água de uso pessoal, a instalação de “ilhas de hidratação” com bebedouros e a distribuição gratuita de garrafas de água. Além disso, é exigido que os pontos de venda de alimentos e bebidas, bem como as áreas de distribuição gratuita de água, estejam em locais de fácil acesso. A estrutura necessária para o rápido resgate de participantes em casos de emergências também deve ser assegurada.
Essas determinações, que não devem gerar custos adicionais para os consumidores, têm o objetivo de prevenir incidentes relacionados ao calor, como o que resultou na morte de Ana Benevides, de 23 anos, durante um show da cantora Taylor Swift no Rio de Janeiro, em novembro do ano passado. Naquele evento, a jovem passou mal devido ao forte calor, o que levou à implementação inicial da portaria.