Governo suspende a venda de 123 planos de saúde de 28 operadoras
A medida entrará em vigor no próximo sábado, dia 16.
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) anunciou, nesta quinta-feira, a suspensão da venda de 123 planos de saúde de 28 operadoras. A medida entrará em vigor no próximo sábado, dia 16. De acordo com a agência reguladora do setor, a suspensão se deve ao descumprimento dos prazos máximos de atendimento e por negativas indevidas de cobertura.
Esse é o resultado do 10º ciclo do Monitoramento da Garantia de Atendimento, criado no final de 2011 com o objetivo de solucionar de maneira mais rápida os problemas de assistência aos usuários de planos de saúde. Desde o início do programa, 991 planos de 141 operadoras já tiveram as vendas suspensas.
Clique aqui e veja a lista completa
A medida é aplicada com base nas reclamações recebidas nos canais de relacionamento da agência. O 10º ciclo de monitoramento compreendeu 13.009 reclamações dos consumidores, feitas entre os dias 19 de março e 18 de junho deste ano.
A ANS também anunciou que outros 104 planos de 34 operadoras, que estavam com a comercialização suspensa, poderão voltar a ser oferecidos aos clientes a partir do próximo sábado, já que, nos últimos três meses, eles apresentaram melhorias no atendimento. Confira aqui as listas dos planos de saúde suspensos e liberados.
“Monitoramos de forma permanente as reclamações dos consumidores junto aos canais de relacionamento da ANS. Com a mediação de conflitos, estamos induzindo as operadoras a solucionar os problemas de forma ágil. Portanto, é fundamental que os consumidores relatem à agência as dificuldades que não tiverem sido solucionadas por suas operadoras”, afirmou o diretor-presidente da ANS, André Longo.
As reclamações sobre os planos de saúde podem ser feitas pelo Disque ANS (0800-701-9656) ou pelo site www.ans.gov.br