MEIO AMBIENTE

Grupo pesca piraíba de mais de dois metros no Rio Araguaia

A piraíba foi rapidamente devolvida ao rio após as fotos, respeitando as práticas de pesca sustentável

Grupo pesca piraíba de mais de 2 metros no Rio Araguaia (Foto: Acervo Pessoal - Divulgação)

Um grupo de pesca realizou uma captura considerada rara na região do Rio Araguaia, em Goiás, ao fisgar uma piraíba de 2,05 metros. A façanha ocorreu no lago do Cocal, em São José dos Bandeirantes, na última sexta-feira (24).

O guia de pesca Lucas Muniz, que trabalha há três anos na área, relatou a experiência. Segundo ele, apesar de já ter capturado várias piraíbas anteriormente, esta foi a primeira vez que encontrou um exemplar deste tamanho. “É meio raro um peixe desse, ela briga muito, toma muita linha”, comentou. A captura foi um desafio, exigindo uma abordagem cuidadosa e coordenada para evitar a fuga do peixe.

De acordo com Muniz, a luta durou cerca de 40 minutos, durante os quais o grupo teve que soltar o barco e seguir o peixe. “Ela que dita para onde ela quer ir, a gente foi devagar até ela cansar para poder ir para a praia com ela para poder tirar a foto e fazer a liberação dela”, explicou. A captura atraiu a atenção de várias pessoas que se aproximaram para tirar fotos.

O cliente de Muniz, vindo de São Paulo, estava em sua primeira experiência de pesca no Araguaia e desconhecia a existência da piraíba. “Nós fomos abençoados por Deus com ela”, declarou Muniz.

Os vídeos que documentam a captura mostram a intensa batalha com o peixe, e o momento de triunfo quando o grupo conseguiu trazê-lo para a margem.

A piraíba foi rapidamente devolvida ao rio após as fotos, respeitando as práticas de pesca sustentável. “Peixe bom, é peixe vivo”, celebrou.