Gusttavo Lima pede que trajeto de jatinho particular seja ocultado no rastreio público
Sites de rastreamento já mostram mensagem de bloqueio após pedido de Gusttavo Lima para ocultar trajetos de seu jato
O cantor sertanejo Gusttavo Lima decidiu solicitar que seu jato particular fosse removido de plataformas públicas de rastreamento, que permitem ao público acompanhar em tempo real a localização de diversas aeronaves pelo mundo. A assessoria jurídica do cantor informou que o pedido foi feito “por razões de segurança e privacidade do artista e de sua família”, e que esse tipo de solicitação é comum entre personalidades públicas e autoridades.
A aeronave de Gusttavo, um jato Gulfstream com capacidade para 17 passageiros, está agora bloqueada para visualização pública, e ao tentar localizar o prefixo do avião nas plataformas, usuários encontram a mensagem: “Esta aeronave não está disponível para rastreamento público por solicitação do proprietário/operador”. Embora os voos do jato não estejam mais visíveis ao público, a assessoria reforça que todas as informações seguem sendo transmitidas normalmente às autoridades aeronáuticas, de acordo com a legislação vigente.
O pedido ocorre após uma recente polêmica envolvendo o cantor e a Justiça de Pernambuco, que em setembro decretou sua prisão preventiva. A medida foi baseada em alegações de que Gusttavo teria ajudado dois suspeitos de uma investigação de fraudes em apostas esportivas a deixar o país. Gusttavo negou qualquer envolvimento e, após recurso, o Tribunal de Justiça de Pernambuco revogou a prisão preventiva.
A assessoria do cantor também reforçou que a decisão de ocultar o jato em sites de rastreamento já havia sido considerada anteriormente, independentemente dos processos recentes. Segundo a nota divulgada, a escolha “deve-se única e exclusivamente a questões de segurança e privacidade” e que “é prática comum entre autoridades e figuras públicas”, assegurando ainda que o artista deseja garantir maior tranquilidade para ele e sua família.
Nota na íntegra:
“A assessoria jurídica do cantor Gusttavo Lima esclarece que o pedido para que os dados sobre a aeronave não sejam publicados em sites públicos de rastreamento de vôos é uma solicitação antiga e deve-se única e exclusivamente a questões de segurança e privacidade do artista e sua família – prática comum entre autoridades e figuras públicas.
Todas as informações seguem sendo enviadas aos órgãos competentes, seguindo rigorosamente a legislação vigente.”