tempo

Há 132 dias sem chuva, seca no DF provoca incêndios florestais e poluição

Em apenas um dia, foram registrados mais de 80 focos de incêndio

Último dia que o DF ficou tanto tempo de seca foi em 2010, com 130 dias sem chuva (Foto: Cristiano Mariz/Agência O Globo)

O Distrito Federal chegou, nesta sexta-feira (16), ao terceiro maior período de estiagem dos últimos 52 anos. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Brasília está há 132 dias sem chuva.

O período mais longo de estiagem ocorreu em 1963, quando o DF não registrou precipitações por 164 dias. Na sequência, vem 1970, com 135 dias de seca. Na última quarta-feira (14), o Distrito Federal registrou o dia mais quente do ano com 35,2ºC e 11% de umidade relativa do ar. Com isso, Brasília entrou em alerta vermelho e diariamente o Inmet tem informado a população sobre as condições do ar e calor.

Diante dos índices, ontem um novo incêndio atingiu o Parque Nacional de Brasília. Segundo os bombeiros, só nesta quarta-feira (14) foram registrados 82 focos de incêndio em todo o Distrito Federal. A equipe apoia os 30 brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) que trabalham no local.

De acordo com o ICMBio, o novo incêndio no Parque Nacional é maior que o registrado na semana passada, que destruiu 4.092,75 hectares e necessitou de um trabalho de controle das chamas que durou mais de uma semana. Até o momento, o instituto afirmou que não há como medir a área queimada e nem o motivo do início do fogo nesta ocorrência.

+ Anápolis completa 120 dias sem chuva; umidade deve chegar a 11%