//
O atual presidente da Assembleia Legislativa, Hélio de Sousa (DEM), deverá ser reeleito no próximo dia primeiro após a solenidade de posse dos parlamentares da 18ª legislatura.
O democrata disse que sua postulação tornou-se consenso entre seus pares, apesar das candidaturas dos deputados José Vitti (PSDB), integrante do partido do governador Marconi Perillo e, de Mané de Oliveira, o mais votado dentre os 41 parlamentares eleitos.
“Todos os pré-candidatos abriram mão do pleito. Neste momento há um consenso para que eu me mantenha no cargo”, declarou cauteloso, já que faltam 22 dias para a votação.
O presidente regional do PSDB, Paulo de Jesus, disse que o objetivo do Diretório Estadual é eleger um presidente tucano, por se tratar da maior bancada, com sete parlamentares eleitos. No entanto, ele ressalta que Hélio de Sousa faz parte da base do governador e reconheceu o trabalho realizado por ele à frente da Casa.
Caso seja reeleito, o democrata afirmou que seu objetivo fundamental será dotar a Casa de maior credibilidade junto à população; aproximar a sociedade da Assembléia e manter a transparência.
Como governador, se conduz com discrição
Hélio de Sousa (DEM) assumiu o Governo do Estado interinamente pela primeira vez. Ele foi empossado quinta-feira (08/01) em solenidade no Palácio das Esmeraldas e ficará no exercício da função até a próxima sexta-feira, quando o governador Marconi Perillo, bem como o vice José Eliton, (PP) chegarão de viagem.
O democrata assinou um termo de licenciamento da Presidência da Assembleia Legislativa para ocupar o cargo. O deputado Paulo Cezar Martins (PMDB), primeiro vice-presidente da Casa, administrará o Parlamento durante este período.
Na solenidade de transferência, Marconi Perillo afirmou que Helio de Sousa é um dos homens mais honrados que conheceu em sua vida pública. De acordo com ele, o parlamentar tem obtido excelentes resultados à frente da Assembleia Legislativa.
“Viajo com tranquilidade, pois deixo o Governo de Goiás nas mãos de uma pessoa honrada e inteligente. Doutor Helio tem realizado um brilhante trabalho à frente do Parlamento goiano. Esta é mais uma função executiva que ele ocupa, tendo sido prefeito de Goianésia por duas vezes. Espero que esta sua passagem pelo Governo seja a primeira de muitas”, afirmou Marconi Perillo.
Hélio declarou que sua passagem pelo Executivo será discreta. “Vou fazer um trabalho institucional, representar o governador nos eventos e despachar a documentação”, salientou.
O deputado nasceu em Buriti Alegre, mas construiu sua trajetória política em Goianésia, no Vale do São Patrício, onde foi prefeito por dois mandatos. Na Assembleia Legislativa, ele está entrando em seu quinto mandato desde 1994.