Os estoques de sangue do Hemocentro de Goiás (Hemogo) estão baixos. As doações caíram nas duas primeiras semanas de agosto. O diretor geral da unidade, Mauro Silva, pede à população que seja solidária e doe sangue. Atualmente o Hemocentro coleta em média 40 bolsas de sangue/dia.
“Para manter o estoque, precisamos colher 150 bolsas de sangue/dia. Necessitamos com urgência de doadores de sangue e plaquetas para suprir a demanda”, afirma Silva. O Hemogo abastece 80 unidades de saúde em todo o Estado, incluindo os hospitais públicos.
A manutenção de um estoque ideal de sangue coletado é importante para os atendimentos de urgência, a realização de cirurgias eletivas de grande porte e o tratamento de pessoas com doenças que necessitam de transfusão frequentemente. O Hemogo fica na Avenida Anhanguera, número 5.195, Setor Coimbra, em Goiânia. O atendimento é das 7h30 às 18 horas, de segunda a sexta-feira. Informações pelos telefones 2301-4580 e 3201-4570.
Quem pode doar
Podem doar pessoas com peso mínimo de 50 quilos que tenham de 18 a 69 anos. Também podem ser aceitos candidatos à doação de sangue com 16 e 17 anos, com o consentimento formal do responsável legal. O candidato não deve estar cansado, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e não estar em jejum.
Além disso, no dia da doação é importante estar bem hidratado e continuar a hidratação em seguida, além de tomar o refresco ou o lanche que o local da coleta oferece. O doador deve levar um documento oficial com foto.