Homem apontado como maior traficante de animais do país é preso em São Paulo
Ele foi condenado por vender animais por meio de um perfil no Facebook
Um procurado pela Justiça Federal por crime de tráfico de animais foi preso neste domingo (19), na Zona Norte de São Paulo. Segundo a Polícia Militar, Daniel Bertoni de Assunção, de 39 anos, é conhecido como um dos maiores traficantes de animais do país.
Havia um mandado de prisão em aberto contra ele desde a última terça-feira (14). A ordem está relacionada a um processo iniciado em 2018, pela exposição e venda de animais.
A Defensoria Pública na União, que atuou na defesa dele durante o processo não se manifestou até a publicação deste texto.
No domingo (19), pela manhã, policiais o encontraram na rua José Figliolini, no Jaçanã, zona norte paulistana. Segundo a PM, Assunção já vinha sendo monitorado e, por isso, uma equipe o procurava pela região.
O processo que resultou na prisão tramitou na 4ª Vara Criminal Federal de São Paulo. Assunção foi condenado a um ano e seis meses de detenção, em regime inicial semiaberto, por vender animais por meio de um perfil no Facebook.
De acordo com a denúncia do Ministério Público Federal, ele pôs à venda 26 animais silvestres nativos sem permissão ou licença, sendo 13 deles ameaçados de extinção, a exemplo da jararaca-ilhoa.
A exposição na internet de salamantas (jiboias albinas), corujas, saguis, macacos e um filhote de jacaré ocorreu entre 20 de setembro de 2016 e 17 de fevereiro de 2017. Os animais eram anunciados por valores de R$ 400 a R$ 1.200.