EQUÍVOCO

Homem descobre tumor após 12 anos de diagnóstico equivocado de obesidade

Após ser diagnosticado com um tumor, Thomas passou por uma cirurgia e decidiu processar os profissionais de saúde por erro médico

O oftalmologista alemão, Thomas Krautde, de 59 anos, descobriu que o “excesso de peso” que o acompanhava há mais de uma década era, na verdade, um tumor de 27 kg. Kraut, diagnosticado com obesidade em 2011, também enfrentou diabetes tipo 2, o que levou seus médicos a prescreverem Ozempic, medicamento injetável para controle do diabetes.

Durante anos, Kraut seguiu o tratamento recomendado, fazia aulas de nutrição e exercícios físicos, enquanto os médicos associavam a aparência do abdômen a um acúmulo de gordura. No entanto, ao se preparar para uma cirurgia bariátrica, uma tomografia revelou que Thomas possuia um tumor maligno de 52 cm de diâmetro, composto de células cancerígenas envoltas em gordura.

Em entrevista ao jornal New York Post, Thomas desabafou sobre os anos de tratamentos. “Os médicos só falavam sobre excesso de peso e diabetes. Recebi Ozempic e, antes da operação, tive que fazer cursos de nutrição e condicionamento físico por vários anos”, contou ele.

Após o novo diagnóstico, Kraut foi submetido a uma cirurgia de 10 horas em um hospital em Oslo, onde reside. A intervenção resultou na remoção parcial do rim direito e do intestino delgado, ambos afetados pelo tumor.

Após a operação, o homem decidiu processar os médicos pelo diagnóstico errado. A equipe, no entanto, se defendeu, eles alegam que se tratava de um tumor raro, difícil de ser identificado.