Algo no mínimo insólito aconteceu durante a Game Developers Conference em São Francisco, EUA, na semana passada. O fato aconteceu após uma palestra sobre desenvolvimento, lançamento e impacto do game Diablo, lançado em 1996, dada por seu co-criador David Brevik da antiga Blizzard North. Foi aí que a história ficou engraçada. Shivam Bhatt contou todo o ocorrido ao Kotaku por email. Ele fez uma pergunta sobre os primeiros anos do Battle.net, sistema multiplayer da Blizzard, quando, na frente de todo mundo, checou a sua carteira, pegou US$ 40 e disse a Brevik que ia pagá-lo ali pela cópia de Diablo que ele pirateou em 1996.
“Eu tinha 16 anos e meu amigo tinha consiguido o primeiro gravador de CD-R. Levava umas quatro horas para gravar um jogo e os próprios CDs virgens eram caros. Nós costumávamos arrastar PCs e monitores para as casas dos amigos e montarmos LANs e às vezes não tínhamos todos os jogos, então bum, nós copiávamos e Diablo entrou nessa. Nós éramos grandes fãs da Blizzard, de Warcraft II e de fantasia em geral, então a ideia de um RPG da Blizzard era algo incrível pra gente. Como estudantes de Ensino Médio, nós não tínhamos muito dinheiro e Diablo foi um dos primeiros jogos piratas a circular entre a gente. Diablo virou uma das nossas coisas favoritas de se fazer juntos”, contou ele ao Kotaku.
Brevik ficou emocionado com o gesto e até tirou uma foto com Shivam e comentou o caso em seu Twitter: “Isso foi incrível! Estou boquiaberto! Muito obrigado!”. “Sério, quem planeja chegar no seu criador de jogos favoritos e dizer ei, aqui está o dinheiro do seu jogo que eu roubei 20 anos atrás”, brincou Bhatt. Ele completa: “Diablo 1 foi um dos meus jogos favoritos e se meu gesto agradou ao St.Brevik apenas uma fração do que seu jogo fez por mim e por meus amigos, valeu completamente a pena”.