atentado

Homem que causou explosões na Praça dos Três Poderes usava roupa em alusão a ‘Coringa’

Homem-bomba era Francisco Wanderley Luiz

O homem morto por uma explosão na Praça dos Três Poderes na noite desta quarta-feira (13) usava um terno verde com símbolos de naipes do baralho, roupa com possível alusão ao personagem Coringa. De acordo com a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), houve um “autoextermínio com explosivo” no local.

Duas explosões nas proximidades deixaram ainda um carro incendiado. A área foi cercada por policiais, o prédio do Supremo Tribunal Federal (STF) foi evacuado e a sessão da Câmara foi suspensa. A Polícia Civil investiga o caso, e a Polícia Federal (PF) já abriu um inquérito.

Após as explosões, o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) iniciou uma varredura no entorno do Palácio do Planalto. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não estava no Planalto no momento das explosões, mas no Palácio da Alvorada, a quatro quilômetros da área.

Uma equipe da Polícia Militar realizou uma varredura no local. No prédio da Corte, o plenário foi evacuado e a orientação era que ninguém ficasse próximo às janelas. Além disso, um carro pegou fogo nas proximidades do Anexo IV da Câmara, e policiais também realizaram uma varredura para saber se há explosivos em outros carros.

O autor de atentado que morreu após explosões de bombas em frente ao STF

Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) identificou como Francisco Wanderley Luiz o autor do atentado com bombas em frente ao STF. O homem tinha 59 anos e era natural de Santa Catarina.

Francisco Wanderley era conhecido por ‘Tiu França’. Ele foi candidato ao cargo de vereador da cidade de Rio do Sul, em Santa Catarina, pelo Partido Liberal (PL), nas eleições de 2024.

Nas redes sociais, o homem fazia constantes críticas ao STF e ao presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva. Wanderley estava morando em Ceilândia, cidade satélite do DF, há alguns dias. Segundo levantamentos iniciais, o autor do atentado alugou a residência para planejar o crime. Leia na íntegra!