MEMÓRIA

“Homem que transformou a política de Goiás”, diz Daniel Vilela após um ano da morte de Iris

O ex-prefeito de Goiânia e ex-governador de Goiás faleceu em 9 de novembro de 2021

Iris não participará da campanha de Maguito (Foto: Jucimar de Sousa/Mais Goiás)

No dia em que se completa um ano da morte do ex-prefeito de Goiânia e ex-governador de Goiás, Iris Rezende (MDB), o vice-governador eleito pelo estado, Daniel Vilela (MDB) lembrou o legado e história do líder emedebista. O político usou as redes sociais para expressar sua admiração e a saudade de Iris.

“Se o legado representa a medida de um homem, Iris Rezende foi um gigante. Hoje completa um ano sem o homem que transformou a política de Goiás e surpreendeu todo Brasil”, escreveu Daniel Vilela em uma rede social. Além de vice eleito, ele é o presidente do MDB, partido que abrigava Iris.

O ex-governador faleceu em 9 de novembro de 2021, aos 87 anos. Ele ficou internado por um longo período, tratando complicações clínicas decorrentes de um Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico (AVCH), mas não resistiu.

“Nossa saudade é proporcional ao orgulho de termos, de alguma forma, participado dessa trajetória. Ficaram os valiosos ensinamentos de Iris e todo o trabalho dele por nosso Estado. É muito. Que siga nos inspirando, sempre”, acrescentou Vilela.

Iris Rezende nasceu no município goiano de Cristianópolis, em 1933. Na década de 1940 mudou-se com a família para Goiânia. Formou-se em direito e ingressou na política nos anos 1950.

Ao longo de mais de seis décadas dedicadas à vida pública, ocupou cargos de vereador, deputado estadual, prefeito, senador e governador de Goiás. Também foi ministro da Agricultura no governo de José Sarney e da Justiça durante o de Fernando Henrique Cardoso.

Homenagens a Iris

Entre as homenagens mais recentes, nesta terça-feira (8), foi a colocação de um busto de Iris Rezende na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), cuja sede nova recebeu o nome do homenageado.

Nesta quarta-feira (9), ocorre às 19h, uma missa em homenagem a Iris. O local escolhido é o Santuário Basílica de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a igreja Matriz de Campinas. O evento, que marca um ano sem Iris, conta com as apresentações da Orquestra Sinfônica e o Coro Sinfônico de Goiânia.

Nas redes sociais, a filha do ex-gestor, Ana Paula Rezende Machado Craveiro, convida admiradores do pai a comparecerem. “Convido meus familiares, amigos e todos aqueles que amam e admiram meu pai, para a missa de 1 ano do seu falecimento”, postou.

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por @anapaularmcraveiro