DENÚNCIA

Homem retira pedras de cachoeira para ‘melhorar o local’ e é denunciado por crime ambiental em MT

Um servidor público retirou todas as pedras de uma cachoeira, no Distrito de União do…

Um servidor público retirou todas as pedras de uma cachoeira, no Distrito de União do Norte, em Peixoto de Azevedo (MT). Ele fazia um trabalho de manutenção perto do ponto turístico para, segundo disse, em um áudio de WhatsApp, “melhorar o local”. Uma denúncia de crime ambiental foi encaminhada ao Ministério Público Estadual (MPE).

No áudio gravado logo depois do serviço e encaminhado em um grupo, nesta quarta-feira (24), o trabalhador diz que estava fazendo a limpeza da cabeceira da “Cachoeira da 11′ e teve a ideia de limpar a parte de baixo da área.

“Fui lá para fazer cabeceira da cachoeira, da frente, e a gente vê a cachoeira e tem aquele sonho: ‘poxa, e eu se fizesse isso, aquilo’. Eu já esfolei muito as canelas naquelas pedras lá dentro e falei: ‘cara, tinha que dar uma melhorar aqui, o que vou fazer para melhorar?’. Daí peguei as pedras, tirei da água e joguei umas ‘caçambadas’ de terra, fiz uns quebra-molas (…) Finalizei o serviço hoje. Fui lá para fazer uma coisa e enxerguei umas três, quatro coisas”, diz no áudio.

Em nota, a Prefeitura de Peixoto de Azevedo disse que não autorizou o serviço e que vai tomar providências.

Além das pedras, algumas árvores perto da cachoeira também foram retiradas, segundo o vereador do município, Evandro Kommers. Ele disse que a Cachoeira da 11 é um dos principais pontos turísticos da região, lamentou a atitude do servidor e levou o caso ao Ministério Público Estadual (MPE).
“É um patrimônio de Peixoto de Azevedo, um ponto turístico, um ponto ecológico, que foi danificado, com a retirada das pedras e das árvores que tinha aqui na entrada. É uma tristeza o que fizeram aqui”, pontuou.