Hospital Municipal de Silvânia é interditado após inspeção sanitária
Unidade de saúde não atendeu aos requisitos mínimos de trabalho determinados pela Superintendência de Vigilância em Saúde do Estado de Goiás (Suvisa)
O Hospital Municipal Nosso Senhor do Bonfim, no centro de Silvânia, a 85 quilômetros de Goiânia, foi interditado após inspeção sanitária da Secretaria de Estado da Saúde (SES). A interdição aconteceu na tarde desta quinta-feira (12) e não há previsão de reabertura.
Por nota, a SES informou que uma inspeção sanitária de rotina foi realizada no hospital por equipes da área de fiscalização de serviços de saúde da Superintendência de Vigilância em Saúde do Estado de Goiás (Suvisa). Durante a visita, constatou-se haver “irregularidades em relação aos processos que afetam os requisitos mínimos de boas práticas para funcionamento do serviço”.
O órgão informou ainda que o hospital deve permanecer fechado até que todas as irregularidades encontradas sejam sanadas, de modo que o atendimento aos usuários do serviço de saúde possa ser feito dentro dos padrões de regulação.
A Prefeitura emitiu uma nota ao Mais Goiás em resposta aos questionamentos sobre a interdição da unidade hospitalar. Abaixo, nota na íntegra:
A Prefeitura de Silvânia está comprometida na resolução o mais breve possível das pendências abordadas pela Superintendência de Vigilância em Saúde – SUVISA, que interditou parte dos atendimentos no Hospital Nosso Senhor do Bonfim, unidade da rede pública de saúde do município que presta serviços e atendimentos em toda região. Alertamos que apenas as internações e procedimentos cirúrgicos foram suspensos, serviços de urgência, emergência, observação, exames e a farmácia básica continuam funcionando 24h. O prefeito José da Silva Faleiro busca a liberação das internações junto aos órgãos competentes, visto que o hospital recebe pacientes de diversos municípios. Embora não esteja em suas estruturas físicas, a Secretaria de Saúde e o corpo administrativo e clínico trabalham para realizar todos os atendimentos de maneira eficaz e eficiente, garantindo os preceitos básicos de acesso à saúde de qualidade, que são compromissos da administração municipal. Os investimentos na unidade somam mais de R$ 1,2 milhão destinados à reforma e ampliação das instalações, com recursos do Governo
Federal, através do Ministério da Saúde e também do Tesouro Municipal.Em acordo firmado entre representantes da prefeitura e a empresa responsável pelas obras, ficou definido que nas próximas semanas parte das instalações serão liberadas para o retorno integral das atividades. A parte em questão abrange a ala onde estão localizados os leitos para internações e onde será alocado o centro cirúrgico para reforma do bloco. Contudo, reforçamos que, apesar dos transtornos a obra é necessária para garantia da segurança de trabalhadores e usuários, os atrasos se deram em virtude da percepção de novas intervenções na estrutura a partir do andamento do cronograma de obras.
A Prefeitura Silvânia segue disposta à sanar as dificuldades encontradas neste processo, acreditando na conclusão de maneira satisfatória das obras e reafirmando o compromisso de trabalho e dedicação à nossa comunidade.