Saúde

Hugo recebe Acreditação da ONA e Marconi diz que transformação na Saúde requer coragem

Em uma semana, dois hospitais públicos de Goiás geridos por Organizações Sociais (OSs) receberam certificado…

Em uma semana, dois hospitais públicos de Goiás geridos por Organizações Sociais (OSs) receberam certificado de Acreditação pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Na última segunda-feira (5), o Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) foi acreditado no Nível 3 – nível de excelência. Na tarde de hoje, em evento no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, o Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo) também recebeu o certificado de Acreditação pela ONA, e é agora o quinto hospital público de Goiás a recebê-lo.

“Se há algo que precisa ser visto com sensibilidade, humanidade e respeito é a área da Saúde. A Saúde não pode só ficar na boca dos políticos como discurso. É preciso partir para a prática e fazer as mudanças que são necessárias com coragem cívica, determinação, vontade política e boa equipe. E foi o que fizemos aqui em Goiás”, afirmou Marconi. “Quantas pessoas vivem hoje graças à transformação que fizemos? Porque os aparelhos de diagnóstico funcionam bem, porque não faltam insumos, médicos, enfermeiros, as infecções foram reduzidas. Isso é o maior compromisso que podemos ter com a cidadania: que é o de efetivamente aplicar bem os recursos públicos em favor das pessoas. Estou muito feliz. Tinha certeza que conseguiríamos”, comemorou.

Desde que passou a ser administrado pela OS Gerir, em 2012, o Hugo realizou 56.500 cirurgias até agora, foi completamente reformado, humanizado e ampliado. Possui, hoje, 400 leitos de enfermaria, e mais 70 de UTI. O superintendente do Instituto Gerir, Dr. José Mário Meira Teles, afirmou que a política de Organizações Sociais na Saúde é sólida. Lembrou que, antes de ser gerido por OS, o Hugo tinha sérios problemas de infraestrutura, e enfrentava uma greve de anestesistas.

Diretor do Hugo, Dr. Ciro Ricardo Pires de Castro afirmou estar emocionado com a conquista do hospital. “Estou no Hugo desde o primeiro plantão daquele hospital, há mais de 25 anos. O amor, o comprometimento do governo estadual e da nossa equipe transformou para muito melhor a realidade do Hugo”, disse. Ele agradeceu e elogiou o governador por sempre ter tido a humildade de ouvir a equipe do Hugo, e buscado sempre ajudar, fazendo contato pessoalmente ou por telefone, constantemente.

O secretário estadual da Saúde, Leonardo Vilela, lembrou que há alguns anos o Hugo vivia uma realidade tão difícil que quase chegou a ser interditado. “Como médico e como cidadão, eu jamais imaginava que seria possível uma transformação naquele hospital em tão pouco tempo”, observou. O diretor do Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (IBES),  Christian Ferreira, disse que a realidade vivenciada por Goiás de transformação na área da Saúde se destaca no país, e lamentou que outros estados ainda não tenham adotado o modelo de gestão compartilhada com OSs.

Ele também anunciou que a ONA passa a ter, a partir de agora, reconhecimento internacional. “Logo, essas unidades acreditadas pela ONA passam a ter, também, reconhecimento internacional”, frisou. Ao encerrar o evento, Marconi homenageou o ex-governador Henrique Santillo, responsável pela construção do Hugo. “Esse título eu dedico ao Santillo e a todos os trabalhadores do Hugo”, disse.

Acreditação

O Hugo é o quinto hospital de Goiás a ser acreditado pela ONA. Integram a lista o Crer, o HGG, HDT e Hurso. Todos geridos por OSs. Leonardo Vilela e o governador Marconi ressaltaram que as demais unidades de saúde de responsabilidade do governo estadual e administradas por OSs (são 14, ao todo), caminham para também serem em breve acreditadas pela ONA.