Hugol alcança a maior taxa de doações de órgãos
De julho de 2015 a julho de 2016 foram captados no Hugol 45 órgãos
O Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira – Hugol – aderiu ao “Setembro Verde” e durante todo esse mês estará com a fachada com iluminação na cor verde para a conscientização da importância da doação de órgãos e tecidos. O gerente da Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos e Tecidos/Goiás, Fernando Castro, afirma que de julho de 2015 a julho de 2016 foram captados no Hugol 45 órgãos.
Os números do mesmo período demonstraram que “33% das doações de órgãos do Estado foram do Hugol, representando a maior taxa de doações efetivas de Goiás. A unidade apresenta ainda um alto índice de consentimento familiar, 45% das famílias entrevistadas autorizaram a doação de órgãos.
Programação
Em parceria com a Central de Transplantes do Estado de Goiás, a unidade organizou uma programação para setembro, sendo o ponto alto a realização do Culto Ecumênico para as famílias doadoras no dia 27 próximo, Dia Nacional de Doação de Órgãos, às 9 horas, no auditório do hospital.
Na última quinta e sexta-feira, dias 8 e 9, os membros da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes e da Comissão de Humanização do Hugol promoveram blitz educativa. A equipe distribuiu material informativo e sanou dúvidas para conscientização dos colaboradores, visitantes e acompanhantes da unidade.
O médico Hélio Ponciano, diretor geral do Hospital, ressaltou o compromisso do Hugol em salvar vidas. “Mesmo com equipamentos modernos, estrutura de grande porte e profissionais capacitados, alguns pacientes não conseguem se recuperar e fatalmente vão a óbito. É nessa hora que surge a segunda chance de salvar vidas: com a autorização das famílias dos pacientes desses casos irreversíveis, é possível captar órgãos e tecidos e transplantá-los em outras pessoas que esperam ansiosas por mais uma oportunidade de viver”, conclui.