Com o objetivo de atender uma demanda de pacientes até 50% maior que na Festa do Divino do Pai Eterno do ano passado, o Hospital de Urgências de Trindade (Hutrin), ampliou a capacidade para o atendimento aos romeiros durante o evento, que tem início nesta sexta-feira (24) e segue até o dia 3 de julho. Este ano, cerca de 2,8 milhões de pessoas devem passar pela cidade.
A expectativa é que o atendimento deste ano supere a demanda em relação à festa de 2015 porque a estrutura do hospital está mais consolidada, o que acaba por torná-lo referência na assistência médica e hospitalar para a região do entorno e para os romeiros e turistas. No ano passado foram computados um total de 1.831 procedimentos, com média de mais de 152 atendimentos diários.
A partir de sexta-feira (24), oito médicos estarão em regime de plantão, 24 horas, no pronto-socorro, na parte interna do Hutrin, e na área externa, onde foram montadas duas tendas, com três contêineres, climatizados, onde também serão realizados os atendimentos. A infraestrutura das tendas também é composta por banheiro, sala de espera para consultas com 60 cadeiras,recepção, bebedouro, sala de medicação (enfermagem), carrinho de parada e duas salas de observação, uma masculina e outra feminina, com dez leitos, cada. Há, ainda, a sala de classificação de risco.
No Hutrin, o paciente receberá atendimento em clínica médica, traumatologia, primeiros socorros, pediatria, ortopedia, entre outras especialidades. O médico cirurgião, Daniel Cabriny, diretor-geral da unidade, enfatiza que “o Hutrin dará ao romeiro o mesmo tipo de atendimento que é oferecido aos moradores de Trindade, com o máximo de qualidade e eficiência”, garante.