Depois de derrotar campeões de Go e a aprender a jogar praticamente todos os jogos do Atari 2600, a inteligência artificial do Google, a DeepMind, acaba de entrar no mundo dos esportes. Segundo o próprio Google divulgou no YouTube, seu computador agora aprendeu a jogar futebol.
Em um programa, ela aprendeu a mover um avatar – uma aranha – e a fazê-la chutar uma bola em um gol. Parece simples, mas o verdadeiro aprendizado foi: a IA aprendeu a correr, chutar e a jogar bola tudo ao mesmo tempo. Tente ensinar isso para uma criança de 2 anos. A empresa não explicou em profundidade a importância do aprendizado, mas tem a ver com robótica, movimentação e compreensão do espaço.
Como isso pode ser útil? Significa que robôs no futuro, usando o DeepMind, podem andar por um terreno se adaptando a ele, sem precisar ser programado especificamente para se mover por ali, como os robôs atuais. Ou seja, o DeepMind não vai apenas hackear os computadores e lançar todas as ogivas nucleares sobre nós, ele também vai andando até a sua casa finalizar o serviço.