iFood apresenta falha em atualização e expõe dados de usuários
Aplicativo garante que não foi possível fazer pedido em nome de outras pessoas e que dados de cartões de crédito não vazaram
Quem abriu o aplicativo iFood na manhã desta sexta-feira se deparou com pedidos que não eram seus, contas de outras pessoas, assim como chats com conversas das quais na participou. A primeira hipótese era a de que o app teria sofrido um ataque de hacker.
O iFood afirma, no entanto, que a falha ocorreu numa atualização da plataforma, durou 30 minutos, e já foi resolvida, negando qualquer ataque cibernético.
Muitos consumidores relataram o problema nas redes sociais e a preocupação que seus dados tenham sido hackeados.
abram o iFood de vocês e cliquem em “Pedidos”
deu ruim demais: dá para ver pedidos que não são seus e inclusive chats de outras pessoas.
acho bom deletar informações de cartão de crédito. @iFood, o que rolou?
— alexandre (@alexorrico) June 19, 2020
Já ta na hora da gente cortar o @iFood das nossas vidas. Voltem a ligar pros lugares e pedir por telefone/wpp. Sai até mais barato! https://t.co/71RlaMuORW
— Sem Paciência na Quarentena (@tats_bueno) June 19, 2020
Segundo o aplicativo, “o sistema exibiu dados pessoais dos usuários de maneira aleatória”, durante 30 minutos. Apesar disso, garante o iFood, “não foi possível que clientes fizessem pedidos por outras pessoas ou acessassem contas de terceiros”.
Em nota, o iFood garantiu ainda que “os meios de pagamento ficam gravados apenas nos dispositivos dos próprios usuários, e não são armazenados nos bancos de dados da plataforma”. A plataforma destaca que, por essa razão, não houve vazamento de dados dos cartões de crédito.
Ainda segundo a plataforma, os usuários afetados pela falha ficaram impossibilitados de fazer pedidos, enquanto o problema não foi resolvido, mas a situação agora está normalizada. Um comunicado da empresa está sendo enviado a esse grupo de consumidores.