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iFood apresenta falha em atualização e expõe dados de usuários

Aplicativo garante que não foi possível fazer pedido em nome de outras pessoas e que dados de cartões de crédito não vazaram

Restaurantes cobram iFood por ação de hackers e frases pró-Bolsonaro no app (Foto: Divulgação - Ifood)

Quem abriu o aplicativo iFood na manhã desta sexta-feira se deparou com pedidos que não eram seus, contas de outras pessoas, assim como chats com conversas das quais na participou. A primeira hipótese era a de que o app teria sofrido um ataque de hacker.

O iFood afirma, no entanto, que a falha ocorreu numa atualização da plataforma, durou 30 minutos, e já foi resolvida, negando qualquer ataque cibernético.

Muitos consumidores relataram o problema nas redes sociais e a preocupação que seus dados tenham sido hackeados.

Segundo o aplicativo, “o sistema exibiu dados pessoais dos usuários de maneira aleatória”, durante 30 minutos. Apesar disso, garante o iFood, “não foi possível que clientes fizessem pedidos por outras pessoas ou acessassem contas de terceiros”.

Em nota, o iFood  garantiu ainda que “os meios de pagamento ficam gravados apenas nos dispositivos dos próprios usuários, e não são armazenados nos bancos de dados da plataforma”. A plataforma destaca que, por essa razão, não houve vazamento de dados dos cartões de crédito.

Ainda segundo a plataforma, os usuários afetados pela falha ficaram impossibilitados de fazer pedidos, enquanto o problema não foi resolvido, mas a situação agora está normalizada. Um comunicado da empresa está sendo enviado a esse grupo de consumidores.