Igreja nega ter celebrado casamento de homem com oito mulheres: “só ensaio fotográfico”
Arthur O Urso nega as alegações e afirma que ele e as esposas receberam benção de um dos sacerdotes do templo escandinavo, em São Paulo
A Igreja Evangélica Luterana Escandinava, lugar onde teria sido realizado o casamento do modelo Arturo Daniel de Lima Mederos, conhecido como Arthur O Urso, com suas, na época, nove esposas, informou que o grupo poliamoroso alugou o local apenas para realizar um ensaio fotográfico. Além dos cultos religiosos, o espaço é usado para a promoção de eventos, como a gravação do clipe da música “Sonhei que estava me casando”, do cantor Wesley Safadão, lançado em 2017. Procurado, Urso negou a informação.
De acordo com a igreja escandinava, o templo não costuma realizar casamentos de brasileiros nem de grupos compostos por mais de duas pessoas. Informou ainda que o espaço é alugado por R$ 2,4 mil a hora para gravação de clipes, eventos festivos e sessões de fotos — motivo que, segundo a igreja, levou o modelo e as esposas a procurarem o local para simular o casório.
À reportagem, Urso afirmou que a igreja nega a realização do casamento para se “autodefender de críticas”, visto que ele vive um relacionamento atípico. Ele também contou que durante a cerimônia receberam a bênção de um dos pastores do templo como em um “casamento tradicional”, informação que foi negada pela igreja. Urso optou por não informar o nome do pastor para, segundo ele, evitar que o sacerdote sofra ataques.
Questionado sobre como ocorreu a celebração e sobre a ausência de convidados no local, o modelo não deu detalhes, mas afirmou que houve orações e que, por ser uma união simbólica, optaram por não convidar amigos e familiares. Segundo ele, o casamento foi realizado no dia 1º de novembro do ano passado.
A Igreja Escandinava é um templo luterano fundado em 1962 na cidade de São Paulo. Atualmente, o templo tem um pastor sueco que visita a Igreja com regularidade, em colaboração com pastores do Brasil, Finlândia, Noruega e Dinamarca.
O ensino religioso é ministrado pelo catecismo menor de Martinho Lutero (1483-1546), sacerdote católico alemão e principal personagem da Reforma Protestante realizada na Europa no século XVI. A doutrina cristã é baseada na instrução dos Dez Mandamentos, o Credo, o Pai Nosso, o Sacramento do Santo Batismo, o Ofício das Chaves e a Confissão; e o Sacramento do Altar.