Incêndio atinge ala de pacientes com Covid em hospital de Aracajú
Um incêndio no Hospital Doutor Nestor Piva, em Aracaju (SE), causou pânico nesta sexta-feira (28)…
Um incêndio no Hospital Doutor Nestor Piva, em Aracaju (SE), causou pânico nesta sexta-feira (28) e levou e as autoridades a remover às pressas cerca de 50 pacientes de Covid-19 do local. Segundo a Defesa Civil de Sergipe, o incêndio começou ainda no início da manhã e atingiu a ala covid do hospital, de gestão municipal, localizado na zona norte de Aracaju.
Ainda não se sabe o que causou o incêndio, mas sabe-se que ele começou por volta das 6h30 e rapidamente a fumaça se alastrou pelo local. Segundo relato de funcionários, a principal suspeita é que o fogo tenha começado no sistema de ar condicionado da unidade. Os profissionais, assustados, iniciaram de imediato a retirada dos doentes.
Equipes das defesas civis Estadual e Municipal e Corpo de Bombeiros controlaram o fogo rapidamente. “Contudo, pela grande quantidade de fumaça que se alastrou pelo hospital, foi necessária a remoção de pacientes com o apoio do Samu”, alegou a Defesa Civil.
Uma operação foi montada para transferir os pacientes para unidades com vagas na capital sergipana. O Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência) deslocou quase todo seu efetivo para ajudar nas remoções.
A unidade atende urgência e emergência pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e, por causa da alta no número de casos, estava praticamente lotada.
Segundo apurou o UOL, essa ala foi uma ampliação do atendimento para pacientes com covid-19 em anexo ao hospital e começou a funcionar há cerca de duas semanas.
O prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) já está no local para conferir o estrago. Ainda não há informações sobre feridos com o fogo. Hospitais públicos e particulares da cidade já se dispuseram a ceder vagas para os pacientes que estavam no hospital.
Em nota, a direção do Centro Médico do Trabalhador, responsável pela gestão do Nestor Piva, informou que, “de imediato, às primeiras providências foram tomadas com a remoção dos pacientes internados na unidade.
“Para isso, todo o corpo de funcionários, médicos, auxiliares, seguranças e enfermeiros se empenharam até a chegada dos primeiros socorros. Em poucos minutos, dezenas de ambulâncias do Samu, da Polícia Militar e de instituições privadas já estavam providenciando a remoção dos pacientes para as seguintes unidades hospitalares: HUSE, Hospital de Cirurgia, Hospital Santa Isabel, Hospital da Polícia Militar (HPM) e Jael Patrício”, diz o texto.
Ainda segundo a nota, a situação já está controlada. “O local do incêndio já está sendo periciado e outro local já sendo providenciado com urgência para reabertura do hospital.”
O incêndio agrava ainda mais a situação de atendimento a pacientes covid-19 no estado, que enfrenta lotação máxima de leitos de UTI e até pequena fila de espera por vaga. Até ontem, 5.004 pessoas já haviam morrido pela doença.