Um incêndio dentro de uma das barracas do Festival Gastronômico de Nova Veneza na tarde de domingo (05) assustou os visitantes presentes no local. O fogo tomou conta do estande em poucos minutos e parte dele ficou destruída pelas chamas.
Leitores do Mais Goiás que estiveram presentes durante o acidente relataram muito tumulto após as chamas começarem e que foram os comerciantes e o público da festa que fizeram o combate ao fogo. Também foi relatado que não havia extintores de incêndio no local e que uma mulher chegou a quebrar a perna durante a confusão que se instalou no evento.
Um vídeo recebido pelo Mais Goiás mostra o momento em que populares fazem o rescaldo do incêndio. Com mangueiras, eles apagam as últimas chamas entre os equipamentos e móveis que ficaram danificados.
O fogo, de acordo com o Corpo de Bombeiros, começou por causa de um vazamento no botijão de gás que estava dentro do estande, e as chamas foram controladas pela equipe de bombeiros, que já estava na festa, com a ajuda de populares. Segundo a corporação, uma senhora chegou a cair, mas não se feriu durante o tumulto.
Antes do evento, o Corpo de Bombeiros realizou a inspeção do local. Os organizadores também foram informados para orientar os comerciantes para não usar gás de cozinha durante a realização da festa.
Negligência
O secretário de Cultura de Nova Veneza, Reinaldo Alves de Miranda, disse que a orientação foi repassada aos comerciantes, mas que a medida foi desrespeitada pelas duas mulheres que eram responsáveis pela barraca. “Foi negligência do pessoal que locou o estande”, afirmou.
Segundo o secretário, a festa tem todo o projeto aprovado pelo Corpo de Bombeiros e ele possui toda a documentação da estrutura utilizada no evento, inclusive dos extintores comprados. “No projeto, tem que ter um extintor a cada 15 metros e coincidiu de que o estande que teve o acidente estava nesse intervalo dos 15 metros, mas tinha extintores no local. Os bombeiros, inclusive, revisaram o projeto e incluíram mais e nós compramos”, assegurou.
Os bombeiros e a equipe de brigadistas também estavam presentes no local, segundo o secretário. “Um bombeiro estava lanchando em frente à barraca que pegou fogo e foi o primeiro a chegar ao local. Eu estava no palco e logo chamei os bombeiros e fui com eles, com 16 extintores. Foi coisa rápida, em cinco minutos apagamos o fogo.”
Miranda também rebate “os boatos” de feridos no acidente. “Teve uma senhora que se assustou quando os bombeiros retiraram os extintores e acabou caindo e ralando a perna. No outro dia fomos até a casa dela saber se ela estava bem, porque já tinha conversa na cidade de que ela tinha quebrado a perna, de que era fratura exposta, mas não aconteceu nada disso. Ela está bem”, ressaltou.