Índice de crianças que não sabem ler e escrever palavras isoladas mais do que dobra na pandemia
O percentual de crianças que não sabem ler e escrever nem mesmo palavras isoladas mais…
O percentual de crianças que não sabem ler e escrever nem mesmo palavras isoladas mais do que dobrou em apenas dois anos. Dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) nesta sexta-feira, mostram que enquanto em 2019 o país tinha 15,5% das crianças do 2º ano com esse nível de proficiência, em 2021, o índice saltou para 33,8%.
O dado reflete parte do impacto da pandemia na educação. Durante os anos de 2020 e 2021 boa parte das escolas suspenderam suas atividades presenciais devido à disseminação do coronavírus no país. As provas do Saeb são aplicadas a cada dois anos para avaliar o desempenho de estudantes dos anos iniciais e finais do ensino fundamental, e do ensino médio. Na etapa de alfabetização o Saeb é aplicado apenas para uma amostra de estudantes.
Nesta sexta, técnicos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) destacaram que a etapa da alfabetização registrou o cenário mais preocupante captado pelo Saeb. De acordo com a Base Nacional Comum Curricular, o aluno deve terminar o segundo ano do ensino fundamental alfabetizado. No entanto, a etapa foi a que mais sofreu por conta de escolas fechadas.
Já o índice de crianças no nível mais alto de proficiência em Língua Portuguesa caiu em comparação com a avaliação feita em 2019. Enquanto naquele ano, cerca de 5% dos estudantes dessa etapa atingiram o nível máximo na prova, em 2021 a taxa caiu para 3%.
— (A queda) não foge do esperado porque a gente sabe que nessa faixa etária a mediação presencial é especialmente importante. A alfabetização em contexto de pandemia deixou lacunas- afirmou Clara Machado, servidora do Inep responsável pelo Saeb — afirmou Clara Machado, servidora do Inep responsável pelo Saeb.
Desde o início da pandemia, especialistas chamavam atenção para os riscos à alfabetização de crianças. De acordo com especialistas, nesta faixa etária o papel do professor como mediador para promover a aprendizagem é essencial.
— Não é possível pensar em ensinar a ler e escrever à distância, seja uma criança, jovem ou adulto. A alfabetização envolve, além dos conhecimentos sobre a língua, interação, intervenção do professor junto aos estudantes. Não tem como fazer isso através da tela ou à distância — explica a professora da Universidade Federal de Minas Gerais, Francisca Maciel, que é pesquisadora do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale) — Quando o aluno já domina a leitura e escrita o professor pode pedir para que leia uma página, interprete, analise. Mas é preciso que o estudante tenha o domínio desse sistema e para que isso aconteça é o olho no olho.