//
Ontem (15/1), noticiamos aqui que moradores da região do Setor Jaó estavam preocupados com a possibilidade que as obras do aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia, poderiam causar danos à nascente do córrego Jaó. Como indícios, eles apresentaram fotos que mostravam enchentes com água lamaçenta, o que supostamente não acontecia anteriormente,
Os órgãos municipal e estadual de fiscalização ambiental já haviam afirmado que não havia qualquer indício de irregularidade nas obras. Agora, é a vez da Infraero se manifestar: “As obras do Aeroporto de Goiânia não estão afetando a nascente do córrego Jaó, que está localizada em área protegida e afastada da área de movimentação de terra da obra, conforme já foi apontado aos órgãos ambientais e fiscalizadores do estado e do município”, afirma a assessoria de imprensa do órgão.
A entidade rebate as alegações de que o aumento do fluxo de água nas vias da região sejam ocasionadas pelas obras. “Como é de conhecimento público, a cidade de Goiânia tem sido atingida por fortes chuvas nesta época do ano, o que tem gerado pontos de alagamento na cidade. O mesmo ocorreu na região do Aeroporto Santa Genoveva, que está recebendo as obras do novo terminal de passageiros”.
A Infraero também ressalta que no planejamento das obras está prevista a construção de um canal de drenagem e escoamento, que já está em andamento. Esse sistema já, inclusive, estaria auxiliando a direcionar o fluxo de água das chuvas que são drenadas da área das obras, conforme previsto no licenciamento ambiental da obra.