Instagram lança ferramenta que dá mais controle aos pais sobre perfil dos filhos
Supervisão só é possível se jovem autorizar, e pode ser desfeita a qualquer momento
A aba Central da Família estará disponível no Instagram, em todo o mundo, a partir desta quinta-feira (15). O recurso permite que os pais saibam quem segue e quem é seguido pelos filhos, sejam notificados quando o jovem denunciar um perfil, vejam quanto tempo os menores passam na plataforma e estabeleçam um limite diário para uso.
A ferramenta, que já é vista desde março nos Estados Unidos, vincula o perfil do adolescente à conta de um de seus tutores. A supervisão só é possível se for autorizada pelo filho, e pode ser interrompida pelas duas partes a qualquer momento.
A família não verá as mensagens trocadas pelo jovem nem seu histórico de pesquisa ou o conteúdo curtido por ele. Segundo o Instagram, o acesso dos pais a apenas uma parte das atividades é uma forma de garantir proteção sem ferir a autonomia do menor.
“É importante que o adolescente tenha privacidade para explorar o mundo ao redor e sua identidade. Isso sempre foi algo importante para a gente. Não é para controlar, mas para orientar. Queremos que isso dispare conversas na família”, diz Natália Paiva, líder de políticas públicas do Instagram para a América Latina.
A Central também terá material educativo para auxiliar a família na supervisão. “Os pais se sentiam de mãos atadas e se perguntavam como orientar as crianças se eles próprios não conhecem a rede. Tentamos mostrar que o conhecimento técnico não suplanta o conhecimento socioemocional”, afirma Paiva.
Para chegar ao formato atual, a Meta, responsável pelo Instagram, ouviu jovens de 13 a 17 anos e seus pais, em pelo menos oito países, incluindo o Brasil. O trabalho segue em curso e conta com ajuda de especialistas. Segundo Natália, há uma preocupação em garantir que a aba seja atrativa para as duas partes e que ela atenda à maior diversidade possível de famílias.
“No Brasil, mais do que em outros países, a família é estendida e o controle não se centra só no pai e na mãe. Os cuidadores também querem mais flexibilidade, que o filho use o Instagram por um tempo à noite, que é diferente do dia. No fim de semana, isso também muda”.
+ Perfil no Instagram reúne pinturas inusitadas em muros pelo Brasil; veja fotos
A Central da Família se une a outras iniciativas da plataforma pensadas para o bem-estar do público jovem. Desde 2021, todas as contas abertas por menores de 16 anos são privadas “por desenho”, isto é, desde o momento da criação. Além disso, a rede lançou em 2022 o recurso “Faça uma pausa”, que exibe lembretes para que os jovens moderem o tempo de navegação.
Os anúncios mais recentes ocorrem após um escândalo atingir a rede social em 2021. Diversos documentos mostraram que o Instagram sabia que a rede provoca uma série de danos à saúde mental de jovens, principalmente meninas, e não agiu para tentar reduzir os danos.
“Queremos empoderar os adolescentes para que eles tomem boas decisões. Estamos aumentando a segurança na experiência básica e usando muita tecnologia para proteger os mais vulneráveis”, diz a líder de políticas públicas da rede.