Instagram restringe notícia falsa compartilhada por Carlos Bolsonaro contra PT
Uma fake news sobre o PT postada por Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) neste sábado foi restringida…
Uma fake news sobre o PT postada por Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) neste sábado foi restringida e tarjada como “falsa” pelo Instagram. O filho do presidente Jair Bolsonaro (PL) e vereador do Rio de Janeiro compartilhou uma montagem, que vem circulando nas redes sociais, de uma suposta notícia do G1 dizendo que o PT estabeleceu um cronograma para recolhimento de todas as armas de fogo registradas no Brasil.
Porém, o próprio G1 publicou há dois dias que se trata de conteúdo fake. Além disso, a assessoria do PT negou o projeto dizendo que “trata-se de mais uma mentira sobre o PT difundida de forma criminosa por redes bolsonaristas.”
Apesar de compartilhar conteúdo falso, Carlos acusa na própria postagem a imprensa de propagar desinformação: “Contra as ininterruptas fakenews da maioria da imprensa, a verdade que omitem”, postou o político na legenda da montagem enganosa.
Na tarja que restringiu o post, o Instagram informou que se trata de uma imagem “adulterada” e que a postagem “foi analisada por verificadores de fatos independentes em outra publicação”.
No mês passado, o Instagram também restringiu e colocou a tarja alertando para conteúdo adulterado numa publicação do vereador feita para atacar o governador de São Paulo e presidenciável João Doria (PSDB). Na mensagem, Carlos resgatou um vídeo feito por Doria para criticar o ex-governador Alberto Goldmann, em 2017, que foi editado para acusar o tucano de ofender a população de São Paulo.