ANÁLISE

Ômicron está em 31,7% dos casos de covid no Brasil, diz presquisa

Laboratórios analisaram mais de 30 mil testes em 16 estados

Subvariante da ômicron é 33% mais infecciosa do que 'original', diz estudo (Foto: Pixabay)

O Instituto Todos pela Saúde (ITpS) revelou que a incidência da variante ômicron em oito estados brasileiros é de 31,7%. A análise foi feita em parceria com os laboratórios Dasa e DB Molecular, que verificaram testes RT-PCR coletados entre os dias 1 e 25 de dezembro, em 16 estados.

O levantamento analisou 30.483 testes, desses 640 foram positivos, sendo 203 casos prováveis da nova cepa. Para detectar a nova variante, os laboratórios utilizaram o teste RT-PCR e não fizeram o sequenciamento genético.

Incidência da variante ômicron em oito estados

A ômicron estava presente em testes de Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, Bahia, Santa Catarina e Tocantins. São Paulo e Rio de Janeiro detectaram a ômicron em mais de 50 testes.

Divulgado na última segunda-feira (27), o último balanço do Ministério da Saúde mostra que o Brasil tem, oficialmente, 74 casos confirmados de ômicron e há 116 outros em investigação.

Ômicron no mundo

A variante ômicron tem provocado um aumento acentuado de novos casos de Covid-19 no mundo. Na segunda-feira (27), a plataforma “Our World in Data”, associada à Universidade de Oxford, registrou o recorde de 1,4 milhão de casos em 24 horas.

A plataforma vem registrando os dados desde janeiro de 2020 e o grande pico foi em 7 de janeiro deste ano, com quase 900 mil casos. Três meses depois, em abril, a marca de 900 mil foi rompida três vezes. Em dezembro, com a variante ômicron os registros diários se aproximaram de um milhão.

O país com o maior número de casos registrados foram os Estados Unidos, com mais de 512.553 casos, cerca de 37% do total. Em seguida o Reino Unido (318.699, ou 23%) e a Espanha (15%).