Inventor chinês cria réplica de Scarlett Johansson
Designer autodidata construiu seu próprio robô em casa e espera vender protótipo para fazer outro
Eis uma história interessante e meio perturbadora ao mesmo tempo. Como reportou a Reuters, o designer gráfico e de produtos Ricky Ma, natural de Hong Kong, construiu sozinho um robô em tamanho natural na varanda da sua casa. O inventor de 42 anos é 100% autodidata e nunca teve sequer uma aula formal de robótica. Ele levou cerca de um ano e meio e US$ 50 mil para criar o robô de aparência feminina chamado apenas de ‘Mark 1’, ou protótipo 1.
Segundo Ma, ele fez o robô com a aparência de uma estrela de Hollywood que ele não quer revelar. Mas ele não precisa, porque basta olhar pra cara dela e saber que ele fez sua própria Scarlett Johansson com um orçamento limitado. O que é bem bizarro. O modelo robótico possui uma programação e responde a comandos verbais básicos.
“Eu senti que devia fazê-lo porque o tempo era certo para realizar o meu sonho. Se eu o realizar, eu não terei arrependimentos na vida”, disse Ma à agência ao falar sobre seu sonho de infância de conseguir criar um robô, mesmo sendo uma área completamente alheia à sua formação. O robô mexe a cabeça, os braços, as pernas e possui algumas expressões faciais. Ao ouvir ‘Mark 1, você é bonita’, a modelo faz uma careta um pouco constrangida e diz “hehe, obrigada”.
Praticamente tudo no robô foi feito com impressão 3D, cerca de 70%, incluindo a pele de silicone e o revestimento dos cabos e outros componentes eletrônicos. Ele acredita que a robótica só vai crescer no futuro e espera vender seu protótipo para obter os fundos para construir um Mark II. Ele espera também escrever um livro sobre sua experiência.