Modernização

Investimentos do governo elevam qualidade dos serviços prestados pelo Detran, diz presidente do órgão

No comando do Departamento Estadual de Trânsito do Estado desde janeiro, Manoel Xavier destaca avanços na prestação de serviços e diz que melhorias vão continuar em 2017

O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) vivenciou um ano de boas mudanças em 2016, especialmente em relação ao atendimento ao usuário, após investimentos realizados pelo governador Marconi Perillo no aperfeiçoamento da gestão e dos sistemas de prestação de serviços do órgão. A avaliação é do presidente da autarquia, Manoel Xavier Ferreira Filho.

Segundo ele, o projeto de modernização e descentralização do órgão facilitou a vida do cidadão, que hoje pode realizar os mais diversos serviços sem precisar ir à sede, no bairro Cidade Jardim, em Goiânia. Hoje, alguns serviços já podem ser feitos pela internet. “Os alicerces já foram construídos. Promovemos mudanças estruturais e devolvemos para o cidadão, na forma de serviço de qualidade, toda contribuição que ele dá ao Estado. Temos buscado parcerias que nos ajudem a instituir padrões de qualidade ao serviço público. Nosso trabalho foi focado em tratar nossos usuários como clientes e sua satisfação é nosso eixo norteador”, afirma Manoel Xavier.

Ele destaca como mudança positiva o atendimento padrão Vapt Vupt implantado pelo governo Marconi e a descentralização de serviços, que reduziram as filas dentro da sede do Detran-GO. Em alguns departamentos, elas não existem mais. Novos equipamentos, treinamento de colaboradores e melhoria nos processos internos transformaram o órgão de trânsito para melhor. “É um alento para quem precisa de atendimento rápido, confortável e eficiente e não pode passar parte do dia enrolado com a burocracia”, destaca Xavier.

No início de novembro, o Detran-GO criou o Vapt Vupt Empresarial dentro da Unidade Padrão Vapt Vupt, na sede do órgão. O local é exclusivo para o atendimento de empresários, concessionários, frotistas, revendedores, financeiras, despachantes, centros de formação de condutores, credenciados, clínicas, médicos, psicólogos, permissionários e leiloeiros, entre outros. Segundo o presidente, a partir de agora, o usuário pessoa jurídica não precisa mais dividir o atendimento com pessoas físicas.

“Essa segmentação criou diferenciais importantes, pois os parceiros do Detran-GO representam, muitas vezes, uma demanda grande de pessoas. Por outro lado, o cidadão comum não pode ficar na fila aguardando enquanto um empresário dá entrada em 100 processos de uma única vez”, explica Manoel Xavier.

Entre os usuários também os elogios passaram a frequentar o cotidiano do órgão, que em 2013 e 2014 frequentou constantemente a mídia negativa. Levantamento do Detran-GO constatou claramente essa mudança junto aos usuários, chegando quase à unanimidade. Agora, segundo Manoel Xavier, a mídia é 100% positiva.

Aperfeiçoamento da gestão reduz custos operacionais do Detran Goiás

De acordo com o presidente do Detran-GO, as mudanças implementadas no órgão agilizam ainda mais a prestação de serviços, proporcionando economia de tempo e ganho em qualidade de atendimento. Ele reforçou que, por dia, o Vapt Vupt Empresarial já atende aproximadamente 400 pessoas. Para ele, o avanço também representa o comprometimento do Detran-GO em prestar o melhor serviço possível ao usuário, seja ele pessoa física ou jurídica. 

Para Jader Neves, presidente da Associação dos Centros de Formação de Condutores (CFCs) do Estado de Goiás, o empresário, assim como qualquer cidadão comum, merece respeito por parte do poder público. “Por isso, é necessário reconhecer a importância das mudanças realizadas pelo Detran-GO ao longo deste ano. É bom lembrar ainda que o atendimento rápido e eficiente também ajuda a garantir a perenidade dos negócios. O tempo que o empresário perdia em filas, hoje, ele pode dedicar a outros assuntos de sua empresa”, afirma. 

“Com toda certeza, a modernização e a descentralização do atendimento do Detran-GO são avanços históricos para Goiás e modelo para o restante do Brasil. Tal qual o Vapt Vupt, em breve serão copiados por outras unidades da Federação”, avalia também Jader Neves. 

Outra importante novidade recente foi a abertura, no dia 11 de dezembro, da pista oficial de exame de direção veicular para que os postulantes à habilitação possam conhecer o percurso das provas. A iniciativa visa reduzir o nervosismo, que figura entre os principais fatores que contribuem para a reprovação dos candidatos durante o exame prático para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

A pista da sede, em Goiânia, está liberada para os treineiros de domingo a sexta-feira. Durante a semana, ela poderá ser utilizada no período noturno, das 18h às 21h. No domingo, ficará aberta de 8h às 18h. Não será cobrada taxa de utilização da pista. A medida busca humanizar o processo e permitir que o examinado aplique seus conhecimentos com maior tranquilidade.