Iris prorroga estado de calamidade por mais 180 dias em Goiânia
Medida garante estrutura para combate ao coronavírus
O prefeito Iris Rezende (MDB) aprovou prorrogação do estado de calamidade pública em Goiânia por mais 180 dias em decorrência da pandemia de covid-19. A medida está relacionada com as solicitações feitas pela equipe de transição ao governo Maguito Vilela (MDB) a partir da primeira reunião realizada na manhã de terça-feira (8).
O estado de calamidade, de acordo com decreto assinado ainda em março, expiraria no dia 31 de dezembro. A prorrogação ainda não foi publicada no Diário Oficial do Município. O decreto tem que ser votado na Câmara Municipal de Goiânia.
O argumento da equipe de transição é que a prorrogação do estado de calamidade é uma forma de garantir estrutura necessária para o enfrentamento da covid-19. Alguns contratos firmados pela Prefeitura para combate ao coronavírus experiaria também no último dia de 2020.
Estudo da FioCruz aponta que o estado de Goiás pode ter aumento do número de casos de covid-19 a partir de janeiro de 2021. O Rio de Janeiro já apresenta lotação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Segundo informe epidemiológico da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Goiânia possui 78.443 casos confirmados da doença causada pelo coronavírus e 1.968 óbitos no acumulado.